Brasil, 18 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Jantar de autoridades dos EUA pode redefinir estratégia sobre Epstein

Reunião planejada para discutir a polêmica do caso Epstein pode redefinir o rumo das investigações.

Uma refeição planejada para quarta-feira à noite na residência do Vice-Presidente JD Vance foi vista como uma oportunidade para os funcionários do governo Trump se realinharem em meio ao escândalo em curso de Jeffrey Epstein. De acordo com quatro pessoas familiarizadas com a situação, essa reunião incluiria a possibilidade de que a Procuradora-Geral Pam Bondi e o Diretor do FBI, Kash Patel, que estavam em conflito sobre a resposta ao caso, limpassem o ar.

A confusão em torno do jantar

O encontro parece ter sido movido ou reagendado na noite de quarta-feira. Algumas autoridades que deveriam comparecer ao jantar, incluindo Vance e Bondi, foram vistas deixando a Casa Branca na noite de quarta. Funcionários da administração disseram à CNN mais cedo no dia que havia discussões sobre mover, cancelar ou reagendar a reunião em meio à intensa cobertura da mídia.

Os participantes foram informados que a reunião estava sendo alterada e cancelada em vários momentos ao longo do dia, de acordo com uma fonte familiarizada com a programação.

Conflitos internos na administração

A relação tensa entre Bondi e Patel foi colocada em evidência no mês passado, após uma reunião contenciosa na Casa Branca com a chefe de gabinete Susie Wiles sobre a condução do caso Epstein. Essa reunião também suscitou questões sobre o futuro do Vice-Diretor do FBI, Dan Bongino, dentro da administração.

Nas horas e dias após a explosão de conflitos, Vance tentou amenizar o conflito, atendendo ligações de Bondi, Patel e Bongino enquanto aproveitava passeios com sua família na Disneylândia. O vice-presidente conseguiu seu objetivo, segundo uma fonte, e Bongino voltou ao trabalho na segunda-feira seguinte — embora três funcionários da administração afirmem que ele provavelmente deixará seu cargo e retornará a ser apresentador de seu podcast assim que o impacto do caso Epstein diminuir.

Vance estava previsto para retomar seu papel de pacificador na quarta-feira. Fontes informaram à CNN que o jantar seria uma boa oportunidade para um novo alinhamento.

O foco do jantar

“É uma maneira de juntar todos em uma situação informal e de baixo risco”, disse uma fonte que estava a par do jantar.

A CNN informou anteriormente que Wiles, Bondi, Patel e o Deputado Procurador-Geral Todd Blanche estavam previstos para se reunir na residência de Vance na noite de quarta, enquanto a administração ponderava se deveria publicar uma gravação de áudio e uma transcrição da recente conversa de Blanche com a cúmplice de Epstein, Ghislaine Maxwell.

O tratamento do caso Epstein e a necessidade de elaborar uma resposta unificada eram esperados como um foco principal do jantar.

Negação de um encontro

O escritório de Vance negou que tal reunião estivesse acontecendo.

“Como dissemos publicamente, nunca houve uma reunião programada na residência do Vice-Presidente para discutir a estratégia sobre Epstein. Qualquer reportagem em sentido contrário é falsa”, disse William Martin, diretor de comunicações de Vance, em um comunicado.

D urante um evento não relacionado no Salão Oval na tarde de quarta-feira, o próprio Vance afirmou: “Não estamos nos reunindo para falar sobre a situação Epstein.”

O Departamento de Justiça não comentou, deixando o assunto a cargo do escritório do vice-presidente. O FBI não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Oportunidade para um reinício

O encontro planejado vem depois que Patel esteve viajando por várias semanas, abrindo escritórios de campo na Nova Zelândia e na Austrália. Alguns oficiais acreditam que este seja o momento ideal para um reinício, enquanto a Casa Branca busca retomar a narrativa em torno do caso Epstein e apresentar uma frente unida após semanas em posição defensiva.

Meses antes de o Departamento de Justiça liberar um memorando sobre o caso Epstein que contradizia muitas das teorias da conspiração em torno da investigação, tensões já estavam silenciosamente se acumulando entre o FBI e o Departamento de Justiça, afirmaram várias fontes à CNN. A liderança do FBI reclamava em particular que Bondi estava passando mais tempo na Fox News falando sobre os arquivos de Epstein do que realmente revisando-os, apesar de a agência ter enviado os arquivos para seu escritório semanas antes.

Os oficiais do FBI se contorceram quando Bondi indicou em uma entrevista à Fox News em fevereiro que a lista de clientes de Epstein estava em sua mesa, pois já havia sido determinado que não haveria uma lista oficial de clientes a ser divulgada.

Quando o memorando — que contradizia muitas das teorias da conspiração que circulavam em círculos de extrema-direita sobre Epstein — foi finalmente divulgado, foi Patel e Bongino quem suportaram a maior parte da pressão do lado MAGA, após repetidamente prometerem total transparência.

Durante a reunião com Wiles no mês passado, Bondi, Patel e Bongino entraram em conflito sobre a condução da investigação, e Bongino foi acusado de vazar histórias negativas sobre Bondi. O vice-diretor negou as alegações e saiu da reunião, mais tarde dizendo a Patel e outros que talvez não retornasse ao seu posto.

Esta manchete e história foram atualizadas com novos desenvolvimentos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes