No dia 4 de agosto de 2025, cerca de 120 mil jovens do Caminho Neocatecumenal participaram de um encontro vocacional em Roma, no local onde também ocorreu a Vigília do Jubileu da Juventude, presidida pelo papa na véspera. A celebração, realizada em clima de festa e comunhão, contou com a presença do fundador do movimento, Kiko Argüello, e de outros representantes internacionais da organização, incluindo Maria Ascensión e o padre Mario Pezzi.
Encontro em Tor Vergata reforça o apelo à vocação
O evento, realizado no Parque de Tor Vergata, contou com a presidência do cardeal Baldassare Reina, vigário do papa para a Diocese de Roma, além de cinco cardeais e aproximadamente 30 bispos. Segundo informações do site oficial do Caminho Neocatecumenal, jovens de 50 países da Europa, 30 das Américas, 11 da África e 20 de Ásia, Oriente Médio e Oceania participaram do encontro, que foi marcado por momentos de oração, reflexão e oração pelo envio de novos trabalhadores ao campo do Senhor.

Após as saudações do cardeal Reina, acompanhado de 100 sacerdotes dos seminários Redemptoris Mater, foi colocada no palco uma imagem de Maria Santíssima, além de um grande crucifixo, que simbolizou a liberdade oferecida pelo sacrifício de Cristo. Também foi exibida uma foto de Carmen Hernández, uma das fundadoras do caminho, que agora está presente em 138 países ao redor do mundo.
Reflexões sobre a vocação e o chamado de Deus
Maria Ascensión destacou a vida de São João Maria Vianney, conhecido como o Cura de Ars, antes de citar as leituras do Evangelho de Mateus (Mt 9,35-10,1), em que Jesus exorta os seguidores a orar pelo envio de trabalhadores para a seara do Senhor. Para Arguello, o convite de Deus é o mais profundo desejo do Pai: ofertar o Dom do Espírito Santo e de uma vida plena de felicidade.
“O que Deus deseja mais do que nada é nos dar o Espírito Santo e, através dele, a verdadeira felicidade”, afirmou o fundador do Caminho. “Para receber esse dom, precisamos de liberdade, que se manifesta na cruz, símbolo de entrega e de libertação”.
Convite à vocação
Durante o encontro, Argüello estimulou os jovens a responderem ao chamado de Deus, especialmente à vocação sacerdotal e de vida consagrada. Segundo o site oficial, cerca de 5 mil jovens masculinos e 5 mil jovens femininas se levantaram e foram ao palco para receber a bênção dos cardeais e bispos. Essa resposta inicial inicia um processo de discernimento em centros vocacionais do movimento.
Ao encerrar o evento, Reina incentivou os jovens a alimentarem sua fé e a aspirarem a uma vida de santidade: “Depois de aceitar o kerygma, busquem sempre algo maior, busquem a santidade”.
(Continua abaixo)
Inscreva-se na nossa newsletter diária
“Que essa resposta seja o eco do chamado do Papa. Deus nos convida a uma vida plena de felicidade e santidade. Sempre acolham a Palavra de Deus, porque ela é fonte de verdadeira alegria”, concluiu o cardeal Reina. Ele ainda reforçou que, para alguns jovens, o caminho para a felicidade e realização plena pode estar na vocação ao serviço de Deus.
Esta história foi originalmente publicada pela ACI Prensa, parceira de notícias de língua espanhola da CNA, e adaptada para o português.