Brasil, 19 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

STJ relembra caso de defeitos de construção no 76º MomentoArquivo

Tribunal destaca julgamento de um condomínio que buscou indenização por problemas estruturais em edifício, confirmando responsabilidade da construtora

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou a 76ª edição do MomentoArquivo, que aborda o tema “Defeitos de Construção”. A publicação relembra um caso emblemático de um condomínio que ingressou com ação de indenização devido a problemas na estrutura do edifício, afetando todos os condôminos.

No processo, o juízo de primeira instância reconheceu o direito à reparação pelos danos causados pela construtora. A decisão foi confirmada pelo tribunal estadual após recurso da construtora, que alegou, entre outros pontos, a perda de legitimidade para atuar na ação e o esgotamento do prazo para reparação.

Ao julgar o caso em 1982, o ministro Nilson Naves, relator do processo, analisou argumentos sobre as modificações feitas na edificação ao longo dos anos, que poderiam alterar sua condição original e isentar a responsabilidade da construtora. Para saber o desfecho deste julgamento, acesse a última edição do MomentoArquivo.

Sobre o MomentoArquivo

Publicação mensal do STJ, o MomentoArquivo tem o objetivo de preservar a memória institucional e divulgar julgamentos relevantes desde a instalação do tribunal, em 1989. O periódico traz casos discutidos em processos sob custódia do Arquivo Histórico e que tiveram grande impacto social e jurisprudencial no Brasil.

Faz parte do Arquivo.Cidadão, espaço dedicado à preservação, pesquisa e divulgação de documentos históricos da corte, acessível pelo site oficial do STJ.

Para acessar o MomentoArquivo, consulte a seção Institucional > Arquivo.Cidadão, no menu superior do portal.

Fonte: STJ – Notícias

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes