O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou, em julho, seus Inventários de Gases de Efeito Estufa (IGEE-STJ) de 2019 a 2024, acessíveis na página Transparência e Prestação de Contas. A iniciativa permitirá a revisão da versão inicial do Plano de Descarbonização do STJ (PDesc-STJ), publicado em fevereiro de 2025, fortalecendo o compromisso ambiental da instituição.
Inventários reforçam estratégias de sustentabilidade do STJ
As publicações atendem às resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): a de número 400/2021, que estabelece diretrizes sobre sustentabilidade no Judiciário e o plano de compensação ambiental até 2030, e a de número 594/2024, que institui o Programa Justiça Carbono Zero. Segundo Cristiano Nascimento, assessor-chefe substituto da Assessoria de Gestão Sustentável (AGS), a elaboração dos inventários demonstra o compromisso do tribunal com ações concretas de sustentabilidade.
“O IGEE-STJ é uma ferramenta técnica que identifica e mensura as principais fontes de emissões de gases de efeito estufa, facilitando a elaboração de ações de redução e compensação”, afirma Nascimento. Ele destaca que esse diagnóstico é essencial para aprimorar estratégias do PDesc-STJ e alcançar a neutralização das emissões até 2030.
Participação do corpo funcional fortalece o diagnóstico
Os dados revelam que o STJ registrou uma média anual de aproximadamente 5 mil toneladas de CO2 equivalente (tCO2e). As fontes de emissão incluem consumo de energia e combustíveis, recarga de extintores, deslocamentos aéreos, descarte de resíduos e deslocamentos casa-trabalho dos colaboradores.
Para captar as emissões relacionadas ao deslocamento casa-trabalho, foi realizado um questionário online com a participação de 2.785 servidores, terceirizados e estagiários, representando 55% do total do quadro funcional do tribunal. A coleta de dados começou com uma palestra de sensibilização em novembro de 2024 e uma ampla divulgação do questionário de outubro de 2024 a fevereiro de 2025.
Em setembro, será realizado um evento com a empresa Sinergia Engenharia, responsável pela elaboração dos inventários de 2019 a 2023, com apresentação oficial dos resultados. Os levantamentos seguiram as especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol.
Dados completos disponíveis para consulta
Confira o Inventário de Gases de Efeito Estufa 2019-2023 e o Inventário de Gases de Efeito Estufa 2024.