Brasil, 5 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

18 fatos surpreendentes que você nunca aprenderia na escola de história

Descubra curiosidades reveladoras sobre cultura pop, fenômenos históricos e invenções que mudaram o mundo, nunca ensinadas na escola.

O mundo está repleto de fatos fascinantes que escapam às aulas tradicionais de história. Desde histórias pouco conhecidas de ícones da cultura pop até acontecimentos históricos surpreendentes, esses detalhes revelam aspectos inacreditáveis do passado e do presente que você provavelmente nunca ouviu falar.

O quase cancelamento de “The Office” e o sucesso digital

A versão americana de “The Office” quase foi suspensa após sua primeira temporada devido à baixa audiência e críticas mistas. Entretanto, a ascensão de Steve Carell após seu papel em “A Virgem de 40 anos” e a venda pioneira da primeira temporada no iTunes, que vendeu 100 mil cópias, mudaram o destino do sitcom. Essa estratégia digital inovadora impulsionou a renovação da série pela NBC, que apostou no sucesso na era digital.

Curiosidades musicais: “Hit me, baby, one more time” e o erro de tradução

A letra de “…Baby One More Time” parecer estranho, mas na verdade, foi um equívoco dos compositores suecos Max Martin e Rami Yacoub, que interpretaram “hit” como uma gíria recente de chamar alguém ao telefone, ao invés de “atacar”. Assim, Britney Spears na música estaria implorando para seu ex-lar ligar para ela.

O enigmático Tickle Me Elmo quase foi Tickle Me Taz

O popular brinquedo teve uma origem diferente: originalmente, os criadores Greg Hyman e Ron Dubren imaginaram um macaco que riría, inspirado no Taz, oDiabo da Tasmânia dos desenhos animados. Como eles não tinham os direitos de produzir personagens do Sesame Street, adaptaram para a marca Looney Tunes, escolhendo Taz para o brinquedo.

A primeira bolsa famosa nomeada por uma celebridade foi a Hermès Kelly

Inspirada por Grace Kelly na década de 1950 ao esconder sua gravidez, a Hermès Sac à Dépêches foi renomeada oficialmente como “Kelly” em 1977, após a atriz se tornar símbolo da elegância. Desde então, virou símbolo de luxo e status mundial.

Origem do termo “flying saucers” e o primeiro avistamento

O termo surgiu em 1947, após Kenneth Arnold, piloto amador de Idaho, reportar objetos voadores em formação perto do Monte Rainier. Ele descreveu suas formas como discos que pulavam na água, levando os jornais a popularizarem o termo “flying saucers”.

Steve Jobs e o nome do iMac: uma troca de ideias

Antes de lançar o iMac, Steve Jobs queria chamá-lo de MacMan, uma ideia que ele gostava muito. Segundo Ken Segall, o nome foi sugerido por sua equipe de publicidade, mas Jobs preferiu o nome simplificado por acreditar que tinha mais impacto.

O auge do iPod e seu impacto na Apple

Em 2008, a Apple vendeu mais de 54 milhões de iPods, respondendo por cerca de 40% de sua receita. Porém, suas vendas começaram a cair em 2011, chegando a 42 milhões, e depois para pouco mais de 14 milhões em 2014, sinalizando o declínio do dispositivo.

O primeiro telefone com tela sensível ao toque não foi o iPhone

Na verdade, foi um celular da Prada, em parceria com a LG, lançado em janeiro de 2007. Poucos dias antes do anúncio oficial do iPhone por Steve Jobs, a Prada já utilizava essa tecnologia de tela capacitiva.

Desmitificando as “flappers” dos anos 1920

Contrariando a ideia popular, as mulheres dos anos 1920 não usavam muito franjas, que só ganharam destaque após Hollywood nas décadas de 1930 e 1950. As roupas da época eram mais bem elaboradas com bordados e detalhes de beadwork.

Origem das pegadas na Calçada da Fama de Hollywood

Inaugurada por Norma Talmadge ao pisar na areia molhada em 1927, o conceito de marcas de estrelas no cimento foi uma ideia de Sid Grauman, que viu nessa ação uma forma de homenagear celebridades e criar uma tradição icônica. A primeira grande premiação ocorreu em 1922 com “Robin Hood”.

O hambúrguer que virou símbolo de Hollywood

As tradicionais estreias em Hollywood começaram com o lançamento de “Robin Hood” em 1922, na antiga Ópera de Cairo, sede do primeiro evento de estrelas com muitas celebridades, uma tradição que permanece até hoje.

O verdadeiro conceito inicial do YouTube

Originalmente, o YouTube, lançado em 2005, foi pensado como um site de encontros em vídeo, com slogan “Tune in, hook up”. Seu sucesso foi tão grande que, em breve, se transformou na maior plataforma de vídeos do mundo.

A origem do termo “fast fashion”

O conceito foi criado em 1989 pela revista The New York Times ao descrever o modelo de negócios de Zara, focado em oferecer moda rápida e acessível, uma revolução no mundo fashion que persiste até hoje.

Walt Disney e sua tentativa de construir um parque em St. Louis

Na década de 1960, Walt Disney planejava um parque chamado Riverfront Square em St. Louis, com atrações similares ao Disneyland, porém o projeto foi cancelado devido a custos e dificuldades financeiras da cidade.

As primeiras CDs e seu público-alvo

Fabricantes inicialmente venderam CDs para amantes de música clássica, que valorizavam qualidade sonora e possuíam poder aquisitivo maior, ao invés de converter seu álbuns de vinil em massa.

Dolly Parton e Elvis Presley

Ela recusou a oportunidade de Elvis gravar sua canção “I Will Always Love You”, por causa da exigência de direitos autorais, decisão que se provou acertada quando Whitney Houston transformou a hit em um sucesso mundial.

Michael Jackson e os direitos dos Beatles

Jackson comprou a ATV Music em 1985, controlando cerca de 250 músicas dos Beatles, mas isso não lhe deu propriedade sobre as canções. Paul McCartney e os herdeiros de John Lennon continuaram recebendo seus royalties por direitos autorais.

A história do hashtag no Twitter

Criada por Chris Messina, em 2007, a hashtag foi uma ideia para facilitar a classificação de tópicos. Inicialmente rejeitada pelo Twitter, ela foi adotada organicamente por usuários, e sua popularidade levou a sua integração oficial em 2009.

Esses fatos mostram que há muito mais por trás da história e da cultura pop do que aprendemos na escola. Conhecer esses detalhes enriquece a nossa visão sobre o mundo e as histórias por trás dos ícones que admiramos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes