Nesta quinta-feira, Kamala Harris surpreendeu o apresentador Stephen Colbert ao oferecer uma resposta “muito honesta” sobre sua decisão de não buscar reeleição ou novos cargos públicos no momento. A ex-vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata à presidência em 2024 afirmou que, após uma longa carreira, decidiu se afastar do sistema político porque acredita que ele “está quebrado”.
Razões por trás da decisão de Harris
Durante a entrevista, Harris admitiu que, apesar de reconhecer a dedicação de muitos funcionários públicos, ela sente que os sistemas atuais não estão fortes o suficiente para defender princípios democráticos essenciais, sobretudo na época do mandato de Donald Trump na Casa Branca. “Eu acho que, agora, eles não estão tão fortes quanto precisam ser. E, por isso, não quero voltar ao sistema neste momento”, declarou Harris. Ela afirmou ainda que deseja viajar pelo país, ouvir as pessoas e dialogar de forma genuína, sem o objetivo de obter votos.
Nova obra e bastidores da política
Harris aproveitou a oportunidade para promover seu novo livro, “107 Days”, uma espécie de relato dos bastidores de sua campanha presidencial mais curta, após Joe Biden optar por não buscar a reeleição. A ex-vice-presidenta explicou que, após deixar o cargo, passou meses sem acompanhar notícias porque “não estou na condição de autoinjuriar-me” e brincou sobre sua festa de 60 anos, que ocorreu semanas antes da eleição, na qual seu marido, Doug Emhoff, “não conseguiu arrumar a festa como esperava”.
Reconhecendo a gravidade da situação
No decorrer da entrevista, Colbert perguntou se Harris desejava “diretamente” que Trump fosse derrotado, ao que ela respondeu afirmativamente, destacando que suas previsões sobre possíveis ações de Trump se confirmaram, embora tenha se considerado “ingênua” ao não prever a capitulação de alguns líderes atuais às ações do ex-presidente.
Perspectivas para o futuro
Harris afirmou que, mesmo acreditando na gravidade do sistema, ela não pretende desistir de lutar pelos princípios democráticos. “Isso não significa que podemos desistir. Eu sempre farei parte da luta”, disse ela, reforçando seu compromisso de permanecer engajada na disputa pelo fortalecimento da democracia.
A entrevista completa pode ser assistida abaixo:
Stephen Colbert comentou: “Ouvir você dizer que o sistema está quebrado, que nossas instituições não são fortes o suficiente, é angustiante”.
A ex-vice-presidente respondeu: “Mas também é evidente, não é?”. Ela concluiu que isso não significa que devemos abandonar a luta, reforçando seu compromisso contínuo com a política.
Segundo informações do HuffPost, Harris demonstra visível ceticismo em relação ao sistema atual, mas reforça que sua luta ainda está longe de acabar.