A produção nacional de petróleo e gás natural atingiu um recorde em junho deste ano, de acordo com o Boletim Mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado nesta sexta-feira (1º). A produção total de petróleo e gás chegou a 4,900 milhões de barris de óleo equivalente por dia, considerando o pré-sal, pós-sal e os poços em terra.
Dados relevantes da produção de petróleo e gás
- Petróleo: Foram extraídos 3,757 milhões de barris por dia (bbl/d), representando um aumento de 2,1% em relação ao mês anterior e de 10,1% na comparação com junho de 2024.
- Gás natural: A produção atingiu 181.636 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), um crescimento de 5,4% frente a maio e de 20,9% comparado ao mesmo período do ano passado.
Pré-sal registra novo recorde
O pré-sal foi destaque na divulgação, atingindo uma produção de 3,860 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). O crescimento foi de 1,5% em relação ao mês anterior e de 12,7% na comparação com junho de 2024, consolidando a importância dessa camada na expansão da produção brasileira.
Perspectivas para o setor de petróleo e gás
O aumento contínuo na produção reforça o potencial do Brasil no cenário energético mundial e pode influenciar positivamente os investimentos no setor de petróleo, gás natural e energias renováveis. Especialistas destacam que a tendência de crescimento deve se manter, impulsionada por investimentos em tecnologia e expansão de áreas de exploração.
A retomada da produção também contribui para a segurança energética do país e para o aumento de receitas advindas da exploração de recursos naturais, fortalecendo a economia nacional.
Mais informações podem ser consultadas na nota oficial da Agência Brasil.