Brasil, 6 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Kamala Harris surpreende Colbert ao admitir: “As systemagens estão quebradas”

Ex-vice-presidente revelou motivos pessoais para não buscar cargos públicos no momento, defendendo mudanças no sistema democrático.

Nesta quinta-feira, Kamala Harris, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, surpreendeu o apresentador Stephen Colbert ao revelar de forma bastante franca seu motivo para não querer atuar como servidora pública atualmente. Em entrevista ao The Late Show, Harris, que anunciou recentemente que não disputará o governo da Califórnia, afirmou que acredita que o sistema político está “quebrado”.

A declaração surpreendente e a crise na política americana

Durante o bate-papo, Harris refletiu sobre sua longa trajetória na política e disse acreditar que, apesar da fragilidade da democracia, ela sempre confiou na força dos sistemas para defender princípios fundamentais. Contudo, com o seu olhar voltado ao cenário atual, ela observou que “não estão tão fortes quanto precisam ser”.

“Eu só, por ora, não quero voltar ao sistema. Quero viajar pelo país, ouvir as pessoas, conversar com elas, sem que a relação seja apenas transacional, onde estou pedindo o voto”, explicou Harris, que também promove seu novo livro, 107 Days, uma narrativa de bastidores sobre sua campanha presidencial de 2024, marcada por sua curta duração após o abandono de Joe Biden na corrida à reeleição.

Reflexões sobre Trump e o futuro da democracia

No decorrer da entrevista, Colbert questionou Harris sobre suas previsões quanto às ações de Donald Trump se ele fosse reeleito. “Sei que você não veio aqui dizer, ‘eu já sabia’, mas gostaria?”, perguntou o apresentador. Harris admitiu que suas previsões estavam corretas, embora tenha destacado que não previu a “rendição” ao atual presidente, indicando que foi “ingênua”.

“Ela reconheceu que foi meses após deixar o cargo que começou a assistir às notícias, porque ‘não estou interessada em autodestruição’”, comentou Colbert, ao mesmo tempo em que brincou que seu marido, Doug Emhoff, “não preparou uma surpresa” para seu aniversário de 60 anos, realizado poucas semanas antes da eleição.

Resistência e esperança no sistema democrático

Quando Colbert comentou que ouvir Harris dizer que o sistema está “quebrado” é “assustador”, ela respondeu de forma clara: “Mas também é evidente, não é?”. Em seguida, afirmou que isso “não significa que devemos desistir”.

Ela reforçou seu compromisso com a luta democrática: “Sempre farei parte da resistência. Isso não vai mudar”, garantiu a ex-vice-presidente. Harris deixou claro que, apesar das dificuldades, continua acreditando na importância de enfrentar os desafios do cenário político americano.

Este conteúdo foi originalmente publicado pelo HuffPost.

Perspectivas futuras e luta por mudanças

Ao final da entrevista, Harris destacou que a sua visão é de que o país precisa de reformas profundas para fortalecer suas instituições democráticas. Enquanto isso, ela permanece comprometida com a causa, preparando-se para o que virá na cena política norte-americana.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes