Brasil, 2 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Frei George Jallouf traz esperança para jovens sírios em Roma

Frei George Jallouf compartilha experiências de fé e esperança de jovens sírios durante Jubileu em Roma.

Durante sua visita a Roma com um grupo de jovens sírios que fugiram para a Europa em decorrência do conflito civil que teve início em 2011, frei George Jallouf, frade franciscano da Custódia da Terra Santa, trouxe à tona as dificuldades enfrentadas pela Paróquia de São Francisco de Assis em Aleppo, ao mesmo tempo em que falou sobre o “milagre diário” de uma comunidade cristã que se mantém firme na fé e esperança.

Jovens refugiados: vigilantes da esperança

Com o objetivo de participar do Jubileu na cidade, frei George trouxe consigo, em um gesto simbólico e impactante, os “filhos da diáspora”, como ele os denomina. Estes jovens, que atualmente residem na Alemanha, França, Bélgica e Suécia, são exemplos de resiliência e força, e se reúnem sob a sombra do Palazzo Pio, sede da mídia do Vaticano, onde orgulhosamente levantam a bandeira de sua terra natal.

“Os sírios, no momento, não podem vir facilmente devido a complicações com o visto”, explica frei George, que se tornou um elo de ligação entre os que ficaram e os que foram. Dentre suas funções, está o pedido de muitos: “Eles me pediram para acender uma vela por eles e levá-los comigo até a Porta Santa”. E foi exatamente isso que ele fez, tirando fotos e enviando mensagens, levando a certeza de que seus compatriotas estão com ele, ainda que à distância.

Desafios diários em Aleppo

Enquanto isso, na Síria, a situação continua complicada. “A situação em Aleppo está relativamente calma”, conta frei George, “mas após os últimos ataques em Damasco, o medo voltou a reinar nos corações dos fiéis”. Como uma forma de proteção, medidas de segurança foram reforçadas durante as celebrações religiosas, com a presença de homens nas portas das igrejas. Contudo, mesmo diante de tanta adversidade, a comunidade cristã continua vibrante, composta por mais de 1.200 jovens que, ativamente, participam de um programa de catecismo que abrange desde o jardim de infância até o ensino médio. “É uma verdadeira graça, um milagre cotidiano”, afirma o frade.

Ao retornar à Síria, frei George levará consigo os rostos, as palavras e a bênção de Roma. “O Senhor está conosco. A esperança não desilude. E somos chamados a ser essa esperança, todos os dias, para aqueles que encontramos”, ressalta o frade, firmando seu compromisso com a fé e com seu povo.

Frei George Jallouf

Frei George Jallouf

Rezem pela paz no Oriente Médio

A presença dos jovens sírios no Jubileu é marcada por um sentimento de esperança e orgulho. “Só o fato de estar aqui e representar a Síria já é motivo de orgulho”, diz um deles. “Estamos verdadeiramente felizes. E rezamos para que, um dia, haja paz em todos os países do mundo”. Outro jovem compartilha esse sentimento, enfatizando a importância de sua presença não só para a Síria, mas para todo o Oriente Médio. “Há tantos jovens cristãos maravilhosos lá, com uma fé tremenda”, afirma, refletindo sobre o desejo coletivo de levar a voz de seus irmãos que ainda permanecem em sua terra natal.

Com uma esperança renovada e orações fervorosas em nome dos que estão longe, eles expressam o desejo de que essa experiência em Roma não só ofereça alívio, mas também a possibilidade de retorno e paz duradoura. “Rezamos acima de tudo para que o Senhor um dia lhes dê a oportunidade de vir e viver esta experiência”, concluem, reforçando o desejo de que outros possam sentir o mesmo amor e compaixão que eles experimentaram durante o Jubileu.

Para aqueles que se encontram em meio ao conflito, a mensagem de fé e esperança trazida por frei George e pelos jovens sírios simboliza mais do que resistência: é a luz necessária para iluminar os caminhos em um futuro incerto.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes