A partir desta sexta-feira (1º de agosto), a mistura de etanol na gasolina subirê, o que pode resultar em uma pequena redução no preço do combustível, de até R$ 0,02 por litro, segundo Sérgio Araújo, presidente da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom). A alta oferta do produto durante o pico da safra da cana-de-açúcar favorece essa tendência.
Impacto da nova mistura de etanol na gasolina
De acordo com Araújo, o aumento na proporção de etanol na gasolina deve gerar uma leve redução nos preços finais aos consumidores. “Com a maior disponibilidade de etanol no mercado, é esperado que o valor da gasolina diminua em até R$ 0,02 por litro”, explicou. A mudança ocorre em um momento de maior oferta de etanol devido à safra da cana-de-açúcar, o que aumenta a competitividade no setor de combustíveis.
Contexto de mercado e expectativas
Especialistas do setor acreditam que, apesar da redução no preço, o impacto será pequeno, devido às variações do mercado e fatores logísticos. A decisão de aumentar a proporção de etanol na gasolina reflete também uma estratégia de diversificação da matriz energética, buscando maior sustentabilidade e menor dependência de derivados do petróleo.
Repercussões para o consumidor
Se confirmada a projeção de redução, os consumidores poderão sentir um alívio no bolso na hora de abastecer. A medida também é vista como um incentivo ao uso de combustíveis renováveis, alinhando-se às políticas de movimentação sustentável no setor energético.
Segundo análise de especialistas, essa tendência deve se manter durante o período de safra da cana, com possíveis ajustes futuros conforme a oferta de etanol e as condições de mercado. Para mais detalhes, acesse a matéria no G1.