Brasil, 4 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Apple aprimora watchOS 26 com recursos de saúde e inteligência artificial

A nova versão do sistema do Apple Watch traz melhorias em monitoramento de sono, sinais vitais e tradução ao vivo com IA

A Apple está aproveitando o início das versões de teste do watchOS 26 para intensificar os recursos de saúde com inteligência artificial, visando aprimorar o acompanhamento de bem-estar dos usuários. A atualização, que deve chegar oficialmente ainda este ano, incluirá 18 categorias de métricas, como frequência cardíaca, respiração, temperatura do pulso e oxigenação do sangue, tudo integrado ao app Sinais Vitais.

Novidades do watchOS 26 na saúde e sono

Entre as principais melhorias, o sistema agora estabelecerá uma linha de base para cada métrica a partir dos dados fornecidos pelo usuário. Quando algo estiver fora do padrão, uma notificação será enviada, especialmente se várias alterações ocorrerem simultaneamente, sugerindo a necessidade de busca por orientação médica. Além disso, o sistema de IA oferecerá sugestões para melhorar a qualidade do sono, incluindo o estabelecimento de horários fixos e lembretes antes de dormir.

Monitoramento avançado do sono e apneia

O watchOS 26 traz melhorias na detecção de apneia do sono, usando acelerômetro e giroscópio com modelos de aprendizado de máquina que analisam movimentos durante 30 dias e enviam relatórios ao usuário, que pode encaminhá-los ao médico. Ainda na rotina de sono, o relógio sugerirá carregar a bateria antes do início do descanso e criará o modo “Foco em Sono”, silenciando chamadas e notificações, exceto dos contatos ou aplicativos autorizados.

Novas funções de saúde com inteligência artificial

A integração de IA possibilitará também o reconhecimento de diferentes estágios do sono e oferecerá dicas para atingir as metas recomendadas pela Academia Americana do Sono, idealmente mais de sete horas por noite. Os usuários poderão definir horários de dormir e receber lembretes antes do repouso. Além disso, o relógio ajustará automaticamente o volume das notificações conforme o ambiente, evitando ruídos desnecessários.

Recursos adicionais e novidades no uso diário

Além das funções de saúde, o watchOS 26 apresenta um novo layout no aplicativo Exercício, que sugere músicas de acordo com o perfil de uso e o tipo de treino, além de mensagens motivacionais baseadas nos batimentos e esforço do usuário, por meio do Apple Intelligence. O sistema também traz uma voz generativa para ler insights, utilizando vozes de instrutores do Fitness+.

Para facilitar o acesso às funções, o visor do relógio ganhou quatro botões nos cantos do app de Exercício, que oferecem acesso rápido a diferentes visualizações e rotas de corrida. Uma novidade extra é o recurso de tradução ao vivo no app Mensagens, que traduz automaticamente mensagens recebidas para até nove idiomas, incluindo português, e permite respostas instantâneas.

Compatibilidade e acesso aos novos recursos

O sistema atualizado será compatível com Apple Watch Series 6 ou posterior, além do Apple Watch SE (2ª geração) e todos os modelos de Apple Watch Ultra, emparelhados com iPhone 11 ou versões superiores que rodem iOS 26. Para usufruir de todas as funcionalidades de IA, o relógio deve estar conectado a modelos das linhas do iPhone 15 ou 16.

A expectativa é que a versão final do watchOS 26 seja lançada ainda neste ano, trazendo uma experiência mais inteligente e integrada para os usuários que buscam aprimorar sua saúde e rotina diária com tecnologia de ponta.

Para mais detalhes, acesse a fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes