O amor por motos – e, claro, por um bom rock and roll – é o que une, há cerca de quatro décadas, os dois mais antigos motoclubes do Distrito Federal: o Carcarás e o Kamikazes. Durante dez dias, motoclubes de diversas partes do mundo se reúnem em Brasília para participar do Capital Moto Week, o maior festival de rock e motos da América Latina, que nesta edição conta com mais de 250 grupos participando do evento.
Carcarás MCC: o veterano do DF
Fundado em 1982, o Carcarás é o primeiro motoclube verdadeiramente candango. Sua história teve início com um grupo de quatro amigos (Lionel Niemeyer, Hilton, Camilo e Edval), todos apaixonados pelas imponentes motos da Harley-Davidson. Na época, ter uma Harley era um verdadeiro luxo e manter uma, ainda mais difícil, já que não havia peças disponíveis em território nacional.
Thiago, um dos membros do Carcarás, relata que apenas o Exército Brasileiro fornecia peças para as Harleys. Edval, um dos fundadores, que tinha a moto como paixão, compartilhava seu conhecimento com os amigos que também sonhavam em ter uma. A admiração pela Harley e a necessidade de encontrar peças e mecânicos para elas foram as bases que formaram o grupo, onde todos encontravam a assistência e a compreensão necessárias.
“O tio Léo (apelido de Lionel) já gostava de motoclubes e acompanhava os principais encontros de motos do mundo. Sempre houve o desejo de participar e até mesmo fundar um,” conta Thiago. Hoje, o Carcarás conta com cerca de 90 membros, e ter uma Harley-Davidson é um dos requisitos para ingressar no motoclube.
“Tem quem julgue isso como elitismo, mas vemos como respeito à nossa história. O Carcarás só existe por causa dessas motos,” afirma Thiago. Apesar de ser um clube básicamente local, o Carcarás possui membros em cinco estados brasileiros e até na Áustria.
Juntos, os integrantes se reúnem uma vez por semana e realizam viagens periodicamente, todas feitas, é claro, de moto.
Kamikazes mantém tradição em Brasília
Se a paixão por motos customizadas e pegar a estrada uniu os seis fundadores do Kamikazes Moto Clube, a história do grupo é igualmente fascinante. Fundado na década de 90, Aluísio (Ligeirinho), Ze Liu (Cumpadi), Zezinho Bahia, Tchuca Balla, William (Índio) e Gereti se destacaram pelas motocicletas com três rodas, todas customizadas em casa.
“Eles andavam juntos, se juntavam a outros motociclistas para dar voltas, fazer viagens e customizar as motos. Quando os motoclubes estavam em ascensão no Brasil e no mundo, o Kamikazes surgiu quase que de forma natural,” conta Marcelo Hyde, presidente do grupo.
Com sede em Ceilândia, o clube foi fundado para unir outros fãs de veículos customizados e diferenciá-los dos demais motociclistas. Hoje, com 35 anos de história, o Kamikazes se considera um motoclube diverso, reunindo pessoas entre 20 e 85 anos, que possuem uma grande variedade de motos.
“Hoje, somos bem diversificados. Nossos integrantes incluem pessoas com idade entre 20 e 85 anos e com uma grande variedade de motos,” revela Marcelo, que também ressalta a importância do evento Capital Moto Week em sua trajetória. O Kamikazes tem uma relação próxima com o festival, sendo responsável por um grande acampamento e um palco próprio, onde se apresentam diversos artistas locais e nacionais ligados à cultura dos motores.
A influência do Capital Moto Week
O Capital Moto Week não é apenas um festival, mas sim uma celebração da cultura motociclística, onde os amantes das motos podem se reunir, compartilhar experiências e vivenciar a música que faz parte desse estilo de vida. Para muitos, essa é uma oportunidade única de mostrar a sua paixão e também a chance de fazer novas amizades.
Com um line-up repleto de artistas que vão desde bandas de rock locais até nomes renomados nacionalmente, o evento se firmou como uma plataforma importante para a música e a cultura da motocicleta no Brasil. O festival atrai visitantes de todo o país e do exterior, proporcionando um intercâmbio cultural e uma imersão em um universo que mistura adrenalina, liberdade e muita diversão.
Para os motoclubes de Brasília, como Carcarás e Kamikazes, o Capital Moto Week é um momento especial, não só para celebrar o amor por motos, mas também para relembrar a história e a evolução dessa paixão ao longo das décadas. O fortalecimento de laços entre os integrantes e a troca de experiências são fundamentais para a continuidade dessa cultura que já faz parte da identidade da capital federal.
Enquanto o festival continua a crescer em popularidade, os motoclubes se mostram determinados a manter vivas suas tradições, garantindo que novas gerações também sejam atraídas por essa paixão que une tantos brasileiros. O futuro é promissor, e o aroma de gasolina e liberdade continuará a permear o ar da capital.