O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho (MDB – PA), esteve em evidência nesta quinta-feira ao participar do evento “Caminhos do Brasil”, promovido pelos jornais O GLOBO e Valor Econômico, além da rádio CBN. Durante sua fala, Barbalho defendeu a necessidade urgente de subsídios para garantir a viabilidade econômica e a qualidade do transporte público no Brasil. Ele reconheceu, no entanto, as dificuldades fiscais enfrentadas pelo país, o que levanta a questão: de onde podem vir esses recursos?
A realidade do transporte público no Brasil
O ministro afirmou que, sem subsídios, o transporte de qualidade se torna um sonho distante. “Mas não existe transporte de qualidade que não seja com subsídio. A outra mão é a gente colocar nos ombros do trabalhador um preço de passagem que é impagável”, enfatizou. Essa afirmação reflete a realidade enfrentada por milhões de brasileiros que dependem do transporte público para suas rotinas diárias, mas que muitas vezes são sobrecarregados com tarifas elevadas.
A declaração de Jader ocorreu em um encontro significativo com Felipe Borim, superintendente de Infraestrutura do BNDES, e Clarisse Cunha Linke, diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil). A conversa, mediada pelos jornalistas Marli Olmos e Rafael Galdo, foi transmitida pelas redes sociais, alcançando uma ampla audiência interessada nas políticas de mobilidade.
A experiência internacional e a necessidade de debate
Barbalho também trouxe à tona as experiências positivas de países como o Reino Unido e França, que contam com sistemas de transporte subsidiados e altamente eficientes. Ele comentou: “Sem subsídio a conta não fecha. Ou a gente vai cobrar do pobre do trabalhador ou vai ter que dar o subsídio.” A necessidade de discutir a máquina pública e identificar possibilidades de economia para garantir os subsídios é fundamental, na visão do ministro, para evitar que a população busque alternativas como carros de aplicativos ou motosqueiros, que têm se tornado cada vez mais comuns nas grandes cidades brasileiras.
O encontro não apenas abordou a questão dos subsídios, mas também refletiu sobre o impacto da mobilidade urbana na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável das cidades. A conversa se expandiu para discutir como o transporte afeta outras áreas cruciais, como a economia, o emprego e a habitação.
O futuro do transporte público
O evento “Caminhos do Brasil” é uma importante iniciativa dos jornais O GLOBO e Valor Econômico e da Rádio CBN, com o intuito de estimular o debate sobre os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras e as soluções que podem ser encontradas a partir da união entre a sociedade civil e o poder público. Com patrocinadores como a Multiplan e o Sistema Comércio, através da CNC, do Sesc e do Senac, a discussão sobre o transporte público continua a ser uma prioridade, dada sua relevância para o bem-estar cotidiano da população.
À medida que discutem o futuro do transporte nas cidades, torna-se vital que tanto gestores como cidadãos compreendam a importância de subsídios e investimentos em infraestrutura para garantir que o transporte público não apenas exista, mas opere de maneira eficiente e acessível a todos. O desafio está lançado e os próximos passos dependerão das decisões que forem tomadas nas esferas governamentais e na sociedade civil.
O futuro do transporte público no Brasil, como ressaltou o ministro, está diretamente ligado a nossas ações e discussões atuais. Investir em mobilidade urbana é investir no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos.
Para quem deseja acompanhar esse debate e entender mais sobre as propostas e desafios no campo da mobilidade urbana, a gravação da discussão pode ser acessada no vídeo abaixo: