Brasil, 1 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Claudia Raia reflete sobre maternidade e gravidez aos 55 anos

Claudia Raia abriu seu coração sobre maternidade e os desafios de ser mãe aos 55 anos no programa 'Saia Justa'.

A atriz Claudia Raia, em sua participação no programa Saia Justa na última quarta-feira (30), compartilhou experiências marcantes de sua vida, especialmente relacionadas à sua gravidez aos 55 anos. Com uma visão reflexiva, ela comentou sobre as dificuldades e o orgulho de se tornar mãe de Luca, seu terceiro filho, fruto de seu relacionamento com Jarbas Homem de Mello.

A maternidade em idade avançada

Aos 58 anos, Claudia revelou que só agora começa a entender a magnitude de ser mãe em uma idade considerada avançada. “Eu fui muito inconsequente. Hoje eu consigo ver. Uma gravidez aos 55 anos, que seria por FIV, inseminação… mas não rolou. Os hormônios que tomei deram um boost no meu organismo. Engravidei naturalmente, ovulei já na menopausa. Isso é raro? É”, disse ela, refletindo sobre os desafios emocionais e físicos que enfrentou durante a gestação.

Além de Luca, Claudia já era mãe de Enzo Celulari, de 28 anos, e Sophia Raia, de 22. Ao falar sobre a coragem de buscar a maternidade novamente, enfatizou: “Mas que bom que sou inconsequente, que tive coragem. E que dose de coragem! Não me arrependo um minuto por ter decidido isso.”

A menopausa e suas transformações pessoais

Claudia também abordou como a menopausa impactou sua vida pessoal e profissional. “Se eu fosse me avaliar, diria que tinha idade mental de 15 anos. Sou muito animada, sempre querendo fazer coisas, parece que estou sempre na Disney. Agora, a menopausa me deu uma rasteira, porque me perdi de mim mesma em alguns momentos”, contou, demonstrando a vulnerabilidade que muitas mulheres sentem nesse período de transição.

Ela acrescentou que, apesar das dificuldades, conseguiu se reencontrar. “E, há pouquíssimo tempo, me perdi de novo. Quando voltei, senti que me encaixei dentro de mim de uma forma quase definitiva”, disse Claudia, mostrando que esta fase pode também ser de autodescoberta.

Fortalecimento feminino e representatividade

Durante o programa, Juliette, uma das apresentadoras, elogiou a força de Claudia e ressaltou a importância de sua história. “Mas o quanto isso é bonito não só pela maternidade, mas por se ver e se espelhar em uma mulher como você traz até mais virilidade e vitalidade para as mulheres 50+. Todas as mulheres que falam desse tema hoje citam Cláudia Raia”, afirmou Juliette, celebrando a representatividade da atriz para mulheres de todas as idades.

Claudia Raia e a decisão de ser mãe novamente

A decisão de Claudia de se tornar mãe a esta altura da vida não foi espontânea. Em setembro de 2022, a atriz anunciou sua gravidez e revelou que congelou seus óvulos aos 48 anos, após receber a sugestão de uma guru que acreditava que ela seria mãe novamente. Essa preparação, apesar dos riscos, ajudou a artista a alcançar seu objetivo de aumentar a família.

Claudia Raia representa um exemplo de que a maternidade não tem uma idade certa e que o amor e a coragem podem superar muitos desafios. Sua jornada nos faz refletir não apenas sobre as escolhas comuns da maternidade, mas também sobre a força das mulheres que decidem seguir seus instintos, independentemente das convenções sociais.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes