Brasil, 1 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasileiros confiam mais na União Europeia como parceiro comercial, aponta Datafolha

Pesquisa do Datafolha revela que 74% dos brasileiros confiam na Alemanha, França, Itália e Espanha como parceiros comerciais

De acordo com uma pesquisa do Datafolha, a confiança dos brasileiros nos países que compõem a União Europeia (UE) atingiu 74%, quando somadas as respostas de “pode confiar muito” e “pode confiar um pouco”. Os países mais citados pelos entrevistados foram Alemanha, França, Itália e Espanha. Os resultados indicam um posicionamento favorável da população em relação às principais nações parceiras comerciais do Brasil.

Confiança na União Europeia reforçada pela percepção de estabilidade

O levantamento mostra que a maioria dos brasileiros vê na UE uma relação de confiança sólida, especialmente nos setores de comércio e investimentos. Segundo especialistas, essa percepção reforça o bom relacionamento diplomático e a importância econômica da parceria com esses países.

“A confiança na União Europeia reflete também a estabilidade percebida nesses países, o que é fundamental para o comércio internacional”, afirma Maria Oliveira, analista de relações internacionais do Instituto de Relações Exterior (IREE).

Repercussões para as negociações comerciais do Brasil

O aumento na confiança dos brasileiros nas nações da UE pode favorecer futuras negociações comerciais, bem como ampliar o intercâmbio de bens e serviços. Ainda segundo o levantamento, essa preferência é um reflexo do fortalecimento das ações diplomáticas e econômicas entre o Brasil e esses países nos últimos anos.

Desafios e expectativas

Apesar do otimismo, especialistas alertam que a relação deve ser cuidada com atenção às mudanças globais, como as tensões comerciais internacionais. A expectativa é de que o Brasil intensifique suas parcerias com a UE, buscando benefícios mútuos e maior integração econômica.

Para acessar a pesquisa completa e os resultados detalhados do estudo do Datafolha, clique aqui.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes