Brasil, 1 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Alckmin revela esforços do governo brasileiro para negociar tarifas com os EUA

Vice-presidente Geraldo Alckmin destaca teleconferências positivas e o empenho do Brasil para reverter sobretaxas americanas

O vice-presidente Geraldo Alckmin, responsável pela negociação de tarifas com os Estados Unidos, afirmou que o governo brasileiro está comprometido em buscar soluções para as sobretaxas impostas pelos americanos. Em entrevista ao programa Mais Você, da TV Globo, ele destacou que as negociações têm sido conduzidas por videoconferências de sucesso e que o esforço diplomático está em andamento.

Negociações e estratégias do governo brasileiro

Alckmin, que é médico de formação na área de anestesia, declarou que, se fosse necessário, estaria disposto a viajar aos EUA «ontem» para negociar. Ele ressaltou que boas reuniões virtuais vêm sendo realizadas nos últimos dias, destacando uma importante videoconferência com todas as principais empresas de tecnologia americanas, como Google, Meta, Visa, Media e Microsoft. Durante o encontro, contou ele, participou ao vivo o representante de Howard Lutnick, dos Estados Unidos, o que reforça a relevância do diálogo.

Perspectivas e limites das negociações

Questionado sobre as expectativas de reverter as sobretaxas, Alckmin foi cauteloso, afirmando que o Brasil fará o possível, mas reconhecendo que depende de duas partes. “Se dependesse de nós, nem teria ocorrido isso. Diálogo pressupõe duas partes. Agora, o empenho do Brasil será total”, afirmou.

Protagonismo brasileiro e avanços diplomáticos

O vice-presidente também destacou a importância de envolver as empresas brasileiras nas negociações, citando a inclusão do suco de laranja na lista de exceções pelos Estados Unidos. Ele reforçou que o esforço diplomático caminha de forma paralela à atuação empresarial e que o governo mantém uma postura otimista diante do cenário econômico.

Previsões econômicas e inflação

Alckmin afirmou que a tendência da inflação é de queda, o que, segundo ele, deve reduzir também os juros no país. “Estou otimista com a questão inflacionária. E caindo a inflação, caem os juros”, declarou.

Para saber mais detalhes da entrevista de Alckmin e os desdobramentos das negociações, acesse o fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes