O vice-presidente Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira do tradicional café da manhã do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, acompanhado do jornalista César Tralli. Durante o encontro, ele respondeu perguntas sobre o tarifaço de Donald Trump, que aumenta para 50% as tarifas sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
Alckmin comenta tarifas de Trump e impacto na economia brasileira
Questionado pela apresentadora sobre o efeito das tarifas, Alckmin explicou que a medida deve afetar aproximadamente 39,5% das exportações do Brasil, resultado de negociações intensas com o governo americano. Segundo o vice-presidente, a lista de isenções divulgada pela Casa Branca na última quarta-feira deve beneficiar cerca de 45% das exportações brasileiras, que permanecerão sujeitas à tarifa de 10% já vigente desde abril.
Alckmin destacou ainda que os 15% restantes representam produtos de setores específicos, como aço, alumínio e automóveis, já anteriormente sobretaxados em percentuais mais elevados. “Os EUA têm superávit com o Brasil, vendem muito mais para nós do que compram. É justo que haja maior reciprocidade”, afirmou.
Negociações futuras e postura do Brasil
O vice-presidente afirmou que o governo brasileiro continuará atuando para abrir canais de diálogo e buscar uma solução negociada. “Se depender do presidente Lula, essa conversa com Donald Trump já teria ocorrido, mas estamos atuando em várias frentes”, declarou, brincando que sua especialidade médica — anestesia — está sendo utilizada na diplomacia. “Se for necessário, viajarei aos EUA imediatamente”, afirmou.
Ao relembrar a visita ao Palácio dos Bandeirantes na época em que era governador de São Paulo, Alckmin também relembrou o carinho por sua esposa, Lu Alckmin. No programa, Ana Maria Braga brincou que ele iria “anestesiar a Fiesp”, em tom bem-humorado, arrancando risadas do ex-governador.
Momentos descontraídos e presentes do programa
Durante a entrevista, Alckmin, que costuma usar meias temáticas, utilizou um par decorado com desenhos de café e palavras relacionadas ao tema, em referência às tarifas que entraram em vigor. No final, Ana Maria presenteou o vice-presidente com uma caixa de coxinhas, uma cafeteira do programa e um par de meias com cubos mágicos, além de uma marmita recheada com as famosas coxinhas — “salvariam seu almoço”, comentou ele.
Ao ser questionado se a negociações com os EUA poderiam ser reforçadas com uma conversa direta com Trump, Alckmin respondeu que o presidente Lula está aberto ao diálogo e que já estão em andamento várias frentes de atuação. “A nossa equipe técnica e diplomática está atuando firme”, ressaltou.
Perspectivas e próximos passos
Alckmin comentou ainda sobre as próximas ações, dizendo que, se necessário, realizará viagens aos Estados Unidos para avançar nas negociações. “Vamos continuar dialogando: o caminho da diplomacia é o melhor para evitar perdas e promover interesses brasileiros”, concluiu.
Ao final do programa, o vice-presidente comentou que os esforços visam minimizar os efeitos das tarifas e manter a relação comercial equilibrada entre os países. “É um jogo de ganha-ganha, e o Brasil está firme na defesa de seus interesses”, afirmou.
Para mais detalhes, acesse a matéria completa no Fonte.