O TikTok anunciou nesta quarta-feira (30) a implementação do sistema de verificação de informações com base na colaboração da comunidade, nos Estados Unidos. A iniciativa visa reforçar a integridade do conteúdo na plataforma, que conta com cerca de 170 milhões de usuários no país, através de notas de rodapé criadas pelos próprios usuários.
TikTok aposta em colaboração comunitária para combater fake news
O recurso, chamado “Footnotes” (Notas de Rodapé), foi testado inicialmente em abril e permite que usuários autorizados adicionem contextos ou esclarecimentos a vídeos que possam conter informações enganosas. Segundo Adam Presser, diretor de operações, confiança e segurança da plataforma, “o Footnotes se baseia no conhecimento coletivo da comunidade do TikTok e permite que os usuários adicionem informações relevantes aos conteúdos”.
De acordo com Presser, os participantes do programa piloto, que já soma quase 80 mil colaboradores aprovados nos EUA, poderão escrever e avaliar notas de rodapé, ajudando a identificar conteúdos mais confiáveis. A plataforma reforça que, quanto maior a participação da comunidade, mais eficiente será o sistema de combate à desinformação.
Como funciona a verificação comunitária no TikTok
As notas reforçarão as ações de combate à desinformação, como a rotulagem de conteúdos que não podem ser verificados e a parceria com organizações independentes de checagem de fatos, incluindo a agência de notícias AFP. Entretanto, o TikTok alertou que pode levar algum tempo até que uma nota de rodapé seja visível ao público, enquanto os colaboradores se familiarizam com o sistema.
Segundo a plataforma, “quanto mais notas forem escritas e avaliadas sobre diferentes temas, mais inteligente e eficaz será o sistema”, afirmou Presser. A iniciativa representa uma mudança no modelo de combate à desinformação, que cada vez mais valoriza o conhecimento coletivo da comunidade, em oposição à checagem profissional de fatos.
A importância do envolvimento da comunidade na checagem de informações
Especialistas avaliam positivamente a novidade, que integra uma tendência global de plataformas tecnológicas adotarem métodos colaborativos contra fake news. Desde o início do piloto, o TikTok conta com o apoio de organizações externas, como a AFP, para validar as notas de rodapé e garantir maior credibilidade às ações.
Próximos passos e desafios do projeto
O TikTok informou que novas avaliações e melhorias deverão ocorrer com o avanço da participação da comunidade, buscando expandir o impacto da ferramenta. A expectativa é que, com uma maior quantidade de notas qualificadas, o sistema se torne mais eficiente na disseminação de informações corretas e na redução da desinformação na plataforma.
Para conferir mais detalhes sobre a iniciativa, acesse a matéria completa do Globo.