Brasil, 31 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Senacon notifica distribuidoras de gás por não repassar queda de preços

Secretaria Nacional do Consumidor investiga 11 distribuidoras por possível descumprimento da redução de 14% nos preços do gás anunciada pela Petrobras

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou nesta segunda-feira (29) 11 distribuidoras de gás canalizado e gás veicular por não repassarem integralmente a redução de 14% nos preços anunciada pela Petrobras aos consumidores.

Investigação para garantir direitos dos consumidores

As empresas possuem 48 horas para apresentar justificativas sobre o motivo pelo qual a redução de preços não foi totalmente transferida aos clientes. Segundo a Senacon, a iniciativa busca apurar se os consumidores estão sendo prejudicados pela ausência de repasse proporcional da diminuição de custos.

Distribuidoras notificadas

Entre as distribuidoras notificadas estão a Companhia de Gás de São Paulo, Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, Companhia de Gás de Santa Catarina, Companhia Paraense de Gás e Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul. Além delas, também estão na lista a Gas Brasiliano Distribuidora S.A., Sinergas GNV do Brasil Ltda., Eco Comercializadora de GNV S.A., GNV Anel Ltda., Gás Natural Açu S.A. e Golar Power Brasil Participações S.A.

Contexto e próximos passos

O governo federal, por meio da presidência, determinou que as distribuidoras cumpram a redução de preço, após a Petrobras anunciar a diminuição de 14% nos preços do gás. A medida faz parte de um esforço de estabilizar os custos de energia e proteger o consumidor final.

A reportagem está em atualização e novos detalhes sobre as justificativas das distribuidoras e possíveis ações punitivas serão divulgados assim que disponíveis. A ação da Senacon reforça o compromisso de fiscalizar o cumprimento das medidas de preços no mercado de gás natural.

Para mais informações, acesse o site do G1.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes