Brasil, 31 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Projeto ‘A Virgem em Todos os Lados’ cobre o perímetro do México

Iniciativa leva imagens de Nossa Senhora de Guadalupe a todas as fronteiras e regiões do país, alcançando também diversos países ao redor do mundo.

O projeto “A Virgem em Todos os Lados” concluiu um de seus maiores desafios: cobrir toda a extensão do México com imagens de Nossa Senhora de Guadalupe, reforçando sua presença nas fronteiras e comunidades do país.

Conquista histórica na fronteira mexicana

O anúncio foi feito pelo fundador Alejandro Olivares, na plataforma TikTok, no mês de julho de 2025. Segundo ele, a iniciativa começou em 2020, na fronteira entre Monterrey e os Estados Unidos, durante a pandemia de COVID-19.

Olivares explicou que atualmente há imagens da Virgem de Tijuana a Matamoros, ao longo de toda a fronteira norte do México. “Finalizamos aqui, na Igreja de São Lourenço, em Ciudad Juárez, Chihuahua, após a missa. Começamos na fronteira e agora concluímos o perímetro de todo o país”, afirmou.

Origem e expansão do projeto

“A Virgem em Todos os Lados” surgiu em 2020, na cidade de Monterrey, no estado de Nuevo León, como uma iniciativa conjunta de Olivares e seu amigo Juan García Gaeta, durante o período de isolamento social.

Hoje, o projeto já alcançou 120 países. Entre eles, estão lugares distantes como Zâmbia, Nova Zelândia, Austrália e Islândia. Olivares estima que há cerca de mil imagens fora do México, de um total de 52 mil produzidas ao longo de cinco anos. Todas as localizações podem ser vistas em este mapa.

Como participar e implementar as imagens

O funcionamento do projeto permanece inalterado desde sua criação: pessoas adquirem uma imagem pelo site www.lavirgenentodoslados.com, pagam e levam para casa.

Com essa contribuição, a equipe escolhe uma parede na rua, obtém permissão e stenciliza uma imagem semelhante utilizando tinta eletrostática spray sobre uma moldura de metal, garantindo maior resistência às condições externas, como os incêndios recentes na Califórnia.

Impacto emocional e social

Olivares relata que as reações ao ver as imagens são emocionantes: “Muita gente chora de emoção, ou fica de surpresa e agradecida. Isso faz meu dia.”

Ele compartilhou também uma experiência pessoal relacionada a uma parede no bairro Infonavit La Huasteca, onde, com a orientação do padre Humberto Noel Lozano, foram colocadas mais de 50 imagens. Segundo Olivares, a presença da Virgem contribuiu para a diminuição da violência na região, com o município até agradecendo ao padre pela mudança social.

Um fenômeno considerado por Olivares como um milagre

De acordo com o criador do projeto, o sucesso de “A Virgem em Todos os Lados” é algo “milagroso”. Desde o início, conta ele, várias empresas passaram a doar materiais e mão de obra, ampliando a abrangência de forma gratuita.

Olivares também relata histórias surpreendentes, como uma pessoa que encontrou uma imagem na cidade de Machu Picchu, no Peru. “Ela disse que ela está em toda parte, e eu acredito que a Virgem realmente está,” afirma.

Novos desafios e próximos passos

Com a conclusão do perímetro mexicano, o próximo objetivo é levar as imagens às mais de 80 ilhas habitadas do país. “Só fizemos sete até agora, há muitas mais por aí,” comenta Olivares.

Depois, a intenção é expandir por toda a América Latina, começando por países vizinhos como Guatemala ou, quem sabe, a partir do extremo sul, na Terra do Fogo, na Argentina. Como apoiadores, atualmente, o projeto conta com a colaboração de jovens católicas de Monterrey que estão em Roma, levando imagens para o Vaticano, durante a Jubléia dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos.

Por ora, Olivares e sua equipe continuam a acreditar na força da fé e na ação da Virgem Maria em sua missão de espalhar esperança e união pelo mundo.

Esta matéria foi originalmente publicada pela ACI Prensa, parceira de notícias em língua espanhola da CNA, adaptada para o português.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes