O fenômeno da turbulência em voos comerciais tem se tornado uma preocupação crescente entre passageiros e especialistas da aviação. Um dos casos mais notórios relatados foi o de Andrew Davies, que estava a caminho da Nova Zelândia para um evento da série “Doctor Who”. Durante o voo, o avião atingiu uma forte turbulência, levando a uma queda abrupta de altura e resultando em muitos feridos a bordo. Embora a morte devido a turbulência seja extremamente rara, o aumento dos incidentes reportados levanta questões sobre a segurança dos voos em um mundo afetado pelas mudanças climáticas.
Aumento dos acidentes devido à turbulência
Desde 2009, mais de 200 pessoas nos Estados Unidos foram hospitalizadas por ferimentos relacionados à turbulência, de acordo com dados do National Transportation Safety Board. Com o agravamento das condições climáticas, especialistas alertam que a turbulência deve se intensificar. O professor Paul Williams, cientista atmosférico da Universidade de Reading, prevê que a quantidade de turbulências severas pode dobrar ou triplicar nas próximas décadas, o que teria implicações diretas na segurança dos passageiros.
Os voos que atravessam o Oceano Atlântico, por exemplo, são algumas das rotas mais afetadas. Desde a década de 1980, houve um aumento de 55% nos incidentes de turbulência severa nesta região. Além disso, regiões da Ásia Oriental e do Norte da África também estão projetadas para experienciar um aumento na frequência de turbulências devido às mudanças climáticas.
Tipos de turbulência e suas causas
A turbulência pode ser classificada em três grupos: convectiva (relacionada a nuvens ou tempestades), orográfica (devido ao fluxo de ar ao redor de áreas montanhosas) e de ar limpo (mudanças na direção ou velocidade do vento). A turbulência de ar limpo, em particular, é a mais difícil de prever, pois ocorre em condições aparentemente tranquilas.
O aumento da temperatura global está resultando em uma atmosfera mais instável, aumentando a intensidade e a frequência de tempestades que geram turbulência convectiva. Assim, a relação entre mudanças climáticas e turbulência se torna um foco de discussão entre especialistas da aviação.
O custo do aumento de turbulência
O impacto econômico das turbulências severas também não deve ser subestimado. A AVTECH, uma empresa de tecnologia que monitora mudanças climáticas, observa que as companhias aéreas podem enfrentar custos que variam de £180.000 a £1,5 milhão por ano devido a incidentes relacionados à turbulência. Isso inclui despesas com manutenções e compensações decorrentes de atrasos e desvios.
A Eurocontrol, uma organização que ajuda a compreender os riscos climáticos para a aviação, também aponta que o desvio de voos devido a tempestades provoca um crônico congestionamento do espaço aéreo, aumentando a carga de trabalho de pilotos e controladores de tráfego aéreo. Esses desvios também resultam em mais consumo de combustível e, consequentemente, um maior impacto ambiental devido às emissões de CO2.
Medidas para “turbulência-proof” nos voos
Em resposta a esse problema crescente, as companhias aéreas estão tomando medidas para mitigar os riscos da turbulência. A Southwest Airlines, por exemplo, antecipou o encerramento do serviço a bordo para os 18.000 pés, em vez de 10.000, a fim de reduzir as lesões relacionadas à turbulência. projetos inovadores como tecnologias de cancelamento de turbulência lideradas por startups estão começando a surgir, visando melhorar a segurança dos passageiros.
Simultaneamente, a capacidade de previsão de turbulência tem avançado significativamente; a precisão das previsões de turbulência de ar limpo, por exemplo, melhorou de 60% para cerca de 75% ao longo dos últimos anos. Esses avanços, combinados com novas tecnologias de detecção de turbulências, são essenciais para a segurança parcial e o conforto dos passageiros aéreos.
Considerações finais
Embora o aumento da turbulência represente um desafio para a indústria da aviação, os especialistas ressaltam que a engenharia moderna e as práticas de segurança evoluíram para lidar com a maioria das condições adversas. As saídas de emergência estão melhor posicionadas e os sistemas de alerta avançados garantem que as turbulências, em muitos casos, possam ser contornadas.
Enquanto isso, passageiros como Andrew Davies permanecem cientes da crescente necessidade de uma maior segurança durante os voos, especialmente com o aumento das ansiedades relacionadas ao voo. Isso impulsiona tanto a indústria quanto os reguladores a permanecerem alertas para as futuras direções em que a aviação e as condições climáticas evoluirão.
Com o aumento dos padrões de segurança e inovação tecnológica, a aviação pode, pelo menos, preparar-se melhor para enfrentar as consequências das mudanças climáticas e da turbulência que vem com elas.