Brasil, 31 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Fraude no programa de menores impacta vistos de sacerdotes estrangeiros

Relatório da USCIS revela abusos amplamente disseminados na concessão de vistos para menores não acompanhados, afetando também religiosos no país

O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) divulgou um relatório na última semana que revela uma ampla fraude no programa de imigração para menores não acompanhados, agravando a longa espera por vistos de sacerdotes e religiosos estrangeiros no país. A investigação aponta práticas ilegais e um aumento no backlog de pedidos de residência permanente.

Fraudes difundidas na categoria de jovens imigrantes

Segundo o documento publicado em 24 de julho, a USCIS revisou cerca de 300 mil pedidos de vistos da categoria Imigrantes Especiais para Jovens (SIJ) entre 2013 e 2024, identificando casos de falsificação de idade, nome e nacionalidade em diversos processos. Aproximadamente 73,6% dos requerentes vieram de El Salvador, Guatemala e Honduras, e muitos eram maiores de 18 anos com idades falsificadas.

Para obter o visto SIJ, os solicitantes precisam demonstrar dependência de uma corte juvenil estadual ou um programa de proteção, além de comprovar maus-tratos ou abandono pelos pais. Entretanto, o relatório aponta que muitos falsificaram esses documentos e entraram ilegalmente nos EUA, inclusive por entrada sem inspeção.

Impacto sobre sacerdotes e religiosos estrangeiros

O aumento na demanda por vistos SIJ contribuiu para o agravamento do atraso na concessão da categoria EB-4, que regula a residência de religiosos e ministros de religião. Desde 2016, o tempo de espera passou de cerca de dois anos para aproximadamente cinco anos e sete meses, chegando a uma situação de “sobrecarregamento” do sistema em 2025, pouco mais de um ano após a inclusão dos menores na categoria.

“O crescimento na demanda por vistos EB-4 afeta diretamente os sacerdotes estrangeiros que desejam permanecer nos EUA,” explicou Miguel Naranjo, diretor de serviços migratórios religiosos do Catholic Legal Immigration Network. Ele alerta que as pendências de green card podem forçar muitos religiosos a deixarem o país antes de obterem a residência permanente.

Desafios e consequências para os religiosos

O atraso obriga sacerdotes, incluindo bispos e missionários, a renovar seus vistos R-1, que têm validade de cinco anos, enquanto aguardam a aprovação do green card, podendo ser expulsos com base na expiração do visto. O padre Paschal Anionye, da Diocese de Warri na Nigéria, manifestou sua frustração: “Sinto-me triste e traído, sobretudo ao ver que o sonho de viver e servir nos EUA é frustrado por um sistema sobrecarregado”.

Ele planeja solicitar sua residência permanente após a renovação do visto em outubro, mas teme ser obrigado a retornar à Nigéria caso a burocracia continue atrasando sua solicitação. “Voltar antes de receber o green card colocaria minha segurança e a de minha família em risco, além de prejudicar minha missão,” afirmou.

Criminalidade e riscos de segurança

O relatório também revela que cerca de 18.829 requerentes mais velhos participaram de atividades criminosas, com registros de quase 37 mil encontros com a polícia, incluindo casos de homicídio, crimes sexuais, tráfico de drogas e associação a gangues violentas. Além disso, há suspeitas de integrantes de grupos terroristas tentando obter vistos SIJ.

“Aliens criminosos estão se infiltrando no sistema de imigração por meio de programas destinados à proteção de menores vulneráveis,” criticou Matthew J. Tragesser, porta-voz da USCIS, que também responsabiliza judges “ativistas” e as políticas de fronteira da administração Biden pela situação.

Em resposta, o Congresso dos EUA introduziu uma legislação bipartidária que visa estender os vistos de religiosos e sacerdotes, buscando evitar deportações por conta do alto atraso na concessão do green card, principalmente na categoria EB-4.

Perspectivas futuras para os sacerdotes estrangeiros

Com a crescente demanda e a limitação de quotas anuais de green cards, muitos sacerdotes estrangeiros correm risco de serem obrigados a deixar os EUA antes de obterem o visto de residência definitiva. O reverendo Paschal Anionye expressou sua preocupação: “Minha esperança é continuar minha missão aqui, e perder isso por causa da lentidão do sistema seria uma grande perda para nossa comunidade religiosa.”

A situação ainda exige ações concretas para facilitar o processamento de vistos e assegurar a permanência de sacerdotes e religiosos no país, sobretudo diante da crise de backlog alimentada por fraudes e pelo aumento do fluxo migratório.

Fonte: Catholic News Agency

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes