Na terça-feira, Donald Trump desligou uma ligação de cerca de 30 segundos com um repórter da CNN ao ser questionado sobre fotos antigas de Jeffrey Epstein, incluindo uma de Epstein na cerimônia de casamento de Trump com Marla Maples, ocorrida em 1993. A conversa, relatada pelo repórter Andrew Kaczynski durante participação no programa Erin Burnett OutFront, terminou com insultos do presidente e a chamada sendo encerrada repentinamente.
Imagens de Epstein envolvendo Trump vêm à tona
As imagens, descobertas pelo projeto KFile da CNN, mostram Epstein presente na cerimônia de casamento de Trump e Maples no Plaza Hotel, além de uma foto dele com Trump e seus filhos no Harley-Davidson Cafe, também daquele ano. Além disso, a emissora divulgou um vídeo de Trump e Epstein conversando em um desfile da Victoria’s Secret, em Nova York, em fevereiro de 1999.
Reação de Trump ao ser questionado
Ao ser questionado pelo repórter sobre as fotos, Trump teria pausado por um instante e respondido: “Você deve estar brincando”, antes de rotular a CNN de “fake news” e desligar a linha de forma abrupta. Andrew Kaczynski comentou que a chamada foi breve, durando aproximadamente 30 segundos, e que Trump tentou evitar o tema ao se recusar a comentar sua relação com Epstein.
Posições oficiais e repercussões
O porta-voz de Trump, Steven Cheung, declarou que as imagens são “trechos fora de contexto de vídeos e fotos inocentes de eventos públicos”, incluindo uma afirmação de que o próprio presidente expulsou Epstein de seu clube por comportamento inadequado. A controvérsia ocorre após o Departamento de Justiça e o FBI divulgarem, ainda este mês, um memorando de duas páginas que afirmou não haver evidências de que Epstein tenha sido assassinado ou mantivesse uma “lista de clientes” influentes.
Desde a publicação do documento, Trump tem sido alvo de críticas, inclusive de seus apoiadores, exigindo maior transparência do governo na condução do caso Epstein. Ambos os partidos, republicanos e democratas, pedem que mais informações sejam abertas ao público.
Implicações políticas e o contexto atual
A discussão sobre as imagens e o relacionamento de Trump com Epstein reforça questionamentos sobre possíveis ligações com figuras influentes no escândalo. Especialistas avaliam que o episódio demonstra a sensibilidade do ex-presidente ao tema, além de conflitar com versões anteriores de Trump sobre Epstein, que afirmara tê-lo expulsado de seu clube por comportamento “creepy”.
Autoridades aguardam os próximos passos do governo na liberação de documentos relacionados a Epstein, enquanto a opinião pública continua dividida sobre as reais conexões de Trump com o financiador condenado por crimes sexuais.