NA cidade de Tampa, na Flórida, um marco histórico foi finalmente atingido: o aeroporto local, o Tampa International Airport, registrou 100 graus Fahrenheit (cerca de 37,8 graus Celsius) pela primeira vez desde que os registros começaram, em 1890. Este acontecimento não só quebrou múltiplos recordes, como também encerrou um longo jejum, já que Tampa era uma das poucas grandes cidades dos Estados Unidos que nunca havia alcançado essa temperatura extrema—até agora.
Tampa se junta ao clube dos 100 graus
Às 15h30 desta quarta-feira, a temperatura no aeroporto chegou a 100°, quebrando o recorde de temperatura máxima de julho que era de 98°, estabelecido em 1942. Além disso, a nova marca também ultrapassou a temperatura máxima diária anterior registrada para 27 de julho, que era de 97° e datava de 1996. Historicamente, a cidade havia se aproximado dos 100° em algumas ocasiões, com recordes anteriores de 99° registrados apenas duas vezes: em junho de 2020 e em junho de 1985.
Apesar do clima frequentemente quente e úmido que pode fazer com que a sensação térmica ultrapasse os 105° durante o verão, a proximidade com a Baía de Tampa e o Golfo geralmente ajudam a moderar as temperaturas reais. Este fenômeno natural impediu que a cidade alcançasse os 100°, mesmo quando áreas mais internas, como Plant City e Brooksville, frequentemente registravam temperaturas mais altas.
Entretanto, não há dúvidas: hoje é um dia histórico para Tampa, um claro sinal da intensa onda de calor que vem assolando a região.
O clima extremo continua
Os próximos dias prometem manter a alta temperatura, com os termômetros se mantendo bem acima da média. É esperado que as máximas atingidas na terça-feira fiquem próximas aos 98°, antes de se estabilizarem nos baixos e médios 90° ao longo da semana. Para se ter uma ideia, a temperatura média para esta época do ano é de 91°, ou seja, Tampa deve apresentar temperaturas consideravelmente mais quentes durante as tardes.
Umidade e sensação de calor
As temperaturas noturnas permanecerão quentes e úmidas, mal caindo abaixo dos 26 graus Celsius antes do amanhecer. Essa sensação de calor pegajoso e tropical se fará presente durante a noite e retornará rapidamente pela manhã. O clima deve gerar uma sensação térmica que novamente poderá ultrapassar os 100° ao longo do dia, devido à combinação do calor e da umidade.
Chances de chuva aumentam
As previsões indicam que a partir de terça-feira, chuvas esparsas durante a tarde e à noite devem retornar. As chances de precipitação devem aumentar para 60% na terça e na quinta, com uma breve redução na sexta-feira, seguida de um novo aumento durante o fim de semana. As chuvas ajudarão a resfriar algumas áreas, mas isso não ocorrerá antes de uma nova onda de calor durante o dia.
Previsão do tempo na região
- Segunda-feira: Quente e majoritariamente seco, com chuvas isoladas à noite. Máxima: 100°
- Terça a quinta-feira: Quente, com chuvas esparsas durante as tardes.
- Sexta-feira: Um dia um pouco mais seco, com temperaturas ainda na casa dos 30 graus Celsius.
- Fim de semana: Padrão típico de verão, com máximas nos baixos 30 graus e pancadas de chuva esporádicas.
É crucial que a população se mantenha fresca, hidratada e atenta ao forte calor, especialmente agora que Tampa oficialmente se junta ao seleto grupo das cidades que já registraram 100 graus.
Copyright 2025 Nexstar Media, Inc. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, retransmitido, reescrito ou redistribuído.