A Shopee está expandindo sua rede logística na região metropolitana do Rio de Janeiro, adicionando 30% a sua infraestrutura de “última milha” após o recente aumento da capacidade em Duque de Caxias. A iniciativa faz parte da estratégia da plataforma para oferecer entregas no mesmo dia ou até o dia seguinte na região, agora também em Belo Horizonte, além de São Paulo, onde o serviço já era uma prioridade.
Expansão de hubs logísticos no Rio de Janeiro
A companhia inaugurou três novos centros em Itaboraí, São Gonçalo e Magé, municípios próximos à capital fluminense, que representa o terceiro maior mercado consumidor e o segundo maior polo de vendedores registrados da Shopee no Brasil. Segundo a empresa, as novas operações elevam em 30% a capacidade de processamento de pedidos no estado, que atualmente conta com 20 hubs logísticos.
Investimento estratégico na região
Rafael Flores, responsável pela área de Expansão Logística da Shopee, afirmou que “é uma região importante para a plataforma, e investir em agilidade logística é fundamental para sustentar nosso crescimento”. Com a ampliação, a previsão é que até o final deste ano sejam criados até 2 mil empregos no centro de distribuição de Duque de Caxias.
A presença da Shopee no Brasil e seus resultados
Atualmente, a Shopee oferece 13 centros de distribuição e 150 hubs de primeira e última milha no país. De acordo com relatório do banco UBS BB divulgado na semana passada, a plataforma mantém cerca de 830 mil metros quadrados em galpões no Brasil, ficando atrás apenas do Mercado Livre, que possui 2,6 milhões de metros quadrados, e à frente da Amazon, com 545 mil metros.
Em 2024, a Shopee vendeu R$ 54 bilhões em mercadorias no Brasil, o que representou um aumento de 53% em relação ao ano anterior, consolidando uma fatia de 15% do mercado de e-commerce brasileiro. Segundo o relatório, o Mercado Livre detém 40% do setor, enquanto Magalu e Amazon possuem 13% e 11%, respectivamente.
Perspectivas futuras e vantagens competitivas
Com a expansão logística no Rio de Janeiro, a Shopee busca consolidar sua presença e rivalizar ainda mais com concorrentes tradicionais no setor. A estratégia de oferecer entregas rápidas busca atrair e reter consumidores, particularmente em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.
Para mais detalhes, acesse o site de origem.