Na terça-feira (29), o Papa Leo XIV participou de uma missa na Basílica de São Pedro, celebrada por Cardeal Luis Antonio Tagle, para celebrar o Jubileu dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos, incentivando-os a promover encontros “entre corações” independentemente do número de seguidores.
Desafios da evangelização online, segundo o Papa
Em seu discurso — falado em italiano, inglês e espanhol — o pontífice destacou três missões essenciais para a evangelização na era digital, reforçando o papel dos influenciadores católicos.
1. Proclamar a paz ao mundo
Para Leo XIV, a paz “precisa ser buscada, proclamada e compartilhada em todos os lugares; tanto nos ambientes marcados pela tragédia da guerra quanto nos corações vazios que perderam o sentido da vida e a esperança na vida espiritual”.
Ele frisou que “hoje mais do que nunca, precisamos de discípulos missionários que transmitam o presente do Senhor ressuscitado ao mundo”, levando esperança até “os confins da terra”, onde há desespero.
2. Buscar a “carne sofredora de Cristo” naqueles que encontramos
O Papa incentivou os influenciadores a sempre procurar “a carne sofredora de Cristo” em cada pessoa que encontram na internet. Segundo ele, é responsabilidade de cada missionário digital preservar uma cultura “humana”, que respeite a dignidade de todos.
“Nada do que vem do homem e de sua criatividade deve prejudicar a dignidade alheia”, afirmou. Ele também destacou a necessidade de “cultivar uma cultura de humanismo cristão” e ressalvou que “a Igreja nunca permaneceu passiva diante das mudanças culturais, sempre buscando iluminar cada época com a luz e a esperança de Cristo”.
O pontífice ressaltou ainda que, diante do avanço da inteligência artificial, é fundamental refletir sobre a autenticidade do testemunho. “Devemos trabalhar juntos para desenvolver uma linguagem que dê voz ao amor”, alertou, acrescentando que o objetivo não é apenas criar conteúdos, mas criar encontros de corações.
Ele destacou a importância de procurar os que sofrem, os que precisam conhecer o Senhor, para ajudá-los a curar suas feridas e reencontrar sentido na vida.
3. Ir e consertar as redes
Remetendo ao episódio bíblico dos primeiros discípulos, que estavam consertando suas redes de pesca, Leo XIV afirmou que Jesus também nos convida a tecer novas redes — de relacionamentos, de amor e de compartilhamento gratuito.
“Redes onde podemos remendar o que foi rasgado, curar a solidão, e valorizar a autenticidade do amor e da amizade”, sugeriu. Para o Papa, essas redes devem priorizar a liberdade, a verdade e a solidariedade, sendo espaços onde os mais fracos possam ser ouvidos.
Ele concluiu exortando que os missionários digitais sejam agentes de comunhão e que evitem o individualismo, agradecendo o compromisso de todos na ajuda aos necessitados e na jornada pelo universo virtual.

A mensagem do Papa reforça a necessidade de responsabilidade social dos influenciadores e da Igreja na construção de uma cultura digital mais humana, acolhedora e solidária, onde o evangelho possa ser transmitido de forma autêntica e de coração aberto.
Para mais informações, confira a matéria original da ACI Prensa.