Brasil, 30 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil brilha no primeiro dia do Campeonato das Américas de goalball

Equipes masculina e feminina conquistam vitórias expressivas e prometem fortes emoções na competição.

No primeiro dia do Campeonato das Américas de goalball, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo, as seleções masculina e feminina do Brasil mostraram sua força e habilidade em quadra, conquistando vitórias expressivas em suas respectivas estreias. A competição, que é um importante passo no ciclo paralímpico, teve início com o pé direito para os atletas brasileiros, que aplicaram contundentes goleadas sobre as seleções do Peru.

Desempenho arrasador nas estreias

As seleções masculinas e femininas do Brasil começaram a competir nesta terça-feira (30) de forma avassaladora. A equipe masculina, atual campeã mundial e medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris, não teve dificuldades para mostrar seu potencial, derrotando o Peru por impressionantes 11 a 1. Enquanto isso, a seleção feminina também brilhou, vencendo as peruanas por 7 a 0. Ambas as equipes demonstraram uma defesa sólida e um ataque incisivo, características que prometem serem determinantes ao longo da competição.

Balanço das partidas do dia

No final do dia, as equipes brasileiras voltaram à quadra para mais dois jogos. A seleção masculina enfrentou a Argentina, em um clássico sul-americano, e garantiu mais uma vitória, desta vez com o placar de 12 a 5. Já a seleção feminina viveu uma batalha emocionante contra os Estados Unidos, dando show de habilidade e superando as adversárias com um placar de 8 a 2.

Expectativas para as próximas rodadas

Na quarta-feira (31), a equipe masculina do Brasil enfrentará o Panamá às 13h40 (horário de Brasília). Este jogo é crucial, pois os atletas estão em busca da manutenção da liderança no Grupo C, que também conta com Chile e Porto Rico. As partidas do Campeonato das Américas são abertas ao público e podem ser acompanhadas também por meio da transmissão ao vivo online, disponível no canal do YouTube da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes (CBDV).

Depoimentos dos atletas

“Este é o início do ciclo [paralímpico]. A gente sabe que é uma competição um pouquinho mais difícil por ser a primeira do ano. E estrear ganhando é a melhor coisa; é saber que estamos no caminho certo”, analisou o jogador Paulo Saturnino, que se destacou ao marcar seis dos 11 gols contra o Peru.

Já a equipe feminina só voltará a competir na quinta-feira (31), às 9h, contra o Chile. Jéssica Vitorino, uma das autoras dos gols na vitória sobre o Peru, disse estar muito satisfeita com o desempenho da equipe: “Toda estreia tem aquele frio na barriga, isso é normal, mas mantivemos a nossa defesa, que é muito potente. Todas puderam entrar em quadra e dar o seu melhor, e foi aí que conseguimos superar o nosso primeiro desafio.”

Sobre o Campeonato das Américas e relevância

O Campeonato das Américas reúne 11 seleções femininas e 12 masculinas, e o desempenho das equipes é crucial para garantir vagas em competições futuras. Os campeões do torneio asseguram uma vaga no Mundial de goalball de 2026, que será realizado em Hangzhou, na China. A seleção masculina já possui uma vaga garantida devido à conquista do título mundial em 2022, em Portugal, onde se tornou a única seleção tricampeã da competição.

Com a vitória no primeiro dia do Campeonato das Américas, as seleções brasileiras mostram que estão preparadas para defender suas conquistas e buscar novos títulos, seguindo uma trajetória promissora no cenário do goalball. O público, que pode acompanhar as partidas de perto, certamente atuará como um motivador a mais para nossos atletas, que buscam honrar suas cores em um campeonato de grande importância.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes