Brasil, 27 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Tarifas de Trump podem reduzir o PIB de SP em até 27%

Tarifas impostas pelos EUA ameaçam até 120 mil empregos e encolhem a economia paulista, alerta governador de São Paulo

As tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, propostas pelo governo americano, podem afetar até 120 mil empregos na região de São Paulo e reduzir o PIB estadual em até 2,7%, segundo dados divulgados pelo governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, durante evento organizado pela XP na capital paulista.

Impacto das tarifas e medidas de apoio

Freitas afirmou que a possibilidade de transferência de operações de empresas como Caterpillar e Embraer para outros países preocupa o estado. “O que me preocupa é a possibilidade de a Caterpillar transferir sua produção para outro país, o impacto para o pequeno produtor de café, para a indústria da laranja, para a Embraer”, afirmou o governador.

Para conter os efeitos econômicos, o governo paulista prepara medidas de apoio às empresas afetadas, incluindo linhas de crédito com prazos de cinco anos para reforçar a liquidez do setor. “Estamos também em contato com parlamentares americanos, empresas dos EUA e agentes do governo para mostrar a dimensão do problema e tentar reduzir os efeitos dessas tarifas”, destacou Freitas.

Diálogo com autoridades e riscos para o comércio bilateral

Freitas foi acompanhado pelos governadores do Paraná, Ratinho Junior, e de Goiás, Ronaldo Caiado, que solicitaram ao governo federal que negocie com os Estados Unidos. Os governadores ressaltaram os riscos para os produtores de carne e açúcar orgânico do Brasil.

Eles também criticaram a condução da relação bilateral pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Os governadores não foram consultados pelo governo federal sobre essas decisões”, afirmou Caiado, citando as ações do governo dos EUA. Ratinho Junior complementou, dizendo que “Bolsonaro não é mais importante do que a relação comercial entre Brasil e EUA”.

Perspectivas e próximos passos

Segundo fontes, o governo paulista continuará tentando negociar com os americanos e buscar alternativas para minimizar os impactos econômicos. Ainda não há um cronograma definido para eventuais medidas adicionais, mas o esforço de diálogo permanece como prioridade.

O impacto potencial das tarifas foi detalhado em um estudo divulgado pelo jornal O Globo, que alerta para uma possível diminuição do PIB de São Paulo em até 27% em caso de escalada das tarifas.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes