A rede Starlink, que oferece internet via satélite a milhões de assinantes, teve seu serviço interrompido na tarde desta quinta-feira (25), mas foi restabelecido após várias horas de instabilidade, segundo comunicado oficial da empresa.
Problema na rede foi resolvido, diz Starlink
Por meio de uma postagem, a Starlink afirmou que “o problema na rede foi resolvido e o serviço foi restaurado”, pedindo desculpas aos usuários pela interrupção temporária. A empresa, pertencente à SpaceX, não divulgou detalhes sobre a extensão da falha ou quantos assinantes foram afetados.
Impacto e histórico de instabilidades
De acordo com o site independente Downdetector, mais de 60 mil relatos de falhas foram registrados entre 15h e 16h, no horário de Nova York. Essa não foi a primeira vez que a rede enfrentou problemas, já que interrupções semelhantes ocorreram em maio de 2024 e agosto de 2021.
Compromisso de Elon Musk
O CEO da SpaceX, Elon Musk, publicou anteriormente na plataforma X, antiga Twitter, que a Starlink irá garantir que episódios como esse não se repitam, reafirmando o compromisso da empresa com a estabilidade do serviço.
Sobre a rede Starlink
A constelação de cerca de 8.000 satélites em órbita terrestre permite a transmissão de internet banda larga para diversas regiões, incluindo áreas remotas. A SpaceX, além de oferecer internet via satélite, também atua no transporte espacial com os foguetes Falcon.
Segundo Fonte, a interrupção gerou preocupação entre os usuários, mas a rápida resposta da companhia contribuiu para minimizar os transtornos.