Brasil, 26 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Nova aeronave supersonica promete revolucionar voos transatlânticos

Blake Scholl, fundador da Boom Supersonic e apelidado de “Elon Musk” das viagens aéreas, revelou detalhes sobre os custos de passagens para a nova aeronave, que promete revolucionar o transporte aéreo. O modelo, conhecido como Boom Overture, permitirá que os passageiros façam o trajeto entre Londres e Nova York em apenas 3,5 horas, ao mesmo tempo que saem europeus, algumas horas antes de chegar ao seu destino.

A revolução dos voos supersônicos

Durante uma entrevista ao The Telegraph, Scholl explicou como a nova tecnologia de voos supersônicos pode transformar a forma como pessoas viajam ao redor do mundo. Ele enfatizou que o Overture, que voará a uma velocidade de Mach 1.7, representa um passo significativo em relação ao passado, onde as aeronaves foram cada vez mais lentas desde a era do Concorde.

“Quando vejo os vídeos do último pouso do Concorde em 2003, me emociona. Desde os Irmãos Wright até o Concorde, cada geração de aviões foi mais rápida, mas regredimos. Vivemos nas idades das trevas. O mundo precisa de voos supersônicos”, disse Scholl.

Características da Boom Overture

O Overture estará equipado para transportar entre 60 e 80 passageiros, sendo capaz de operar em mais de 600 rotas globais, com uma redução no tempo de viagem de até 50% em relação aos voos convencionais. O novo jato fará com que uma viagem de Nova York a São Francisco dure apenas quatro horas, permitindo que os viajantes saiam de Nova York às 9h e desembarquem na Califórnia às 10h, horário local.

O empresário prevê que os preços das passagens para viagens de ida e volta de Londres a Nova York sejam em torno de £5.000, um valor que ele acredita ser aceitável para o serviço de luxo oferecido pela nova aeronave. Scholl explicou que o fracasso do Concorde original se deu, em parte, pela alta tarifa de quase US$ 20.000, o que o tornou inviável para muitos passageiros.

Por que o Concorde falhou

O legado do Concorde foi ofuscado por seu alto custo e pela baixa demanda. Scholl observa que a aeronave voava com apenas metade de sua capacidade, o que afetava a viabilidade econômica do modelo. “Se fosse metade do tamanho, as tarifas seriam mais baixas e poderia ter funcionado economicamente. É isso que estamos criando”, afirmou.

Além dos altos custos, outros fatores contribuíram para o fim do Concorde, como sua ineficiência em voar sobre terras habitadas, um problema que agora foi corrigido com o novo modelo, que poderá voar sem produzir um estrondo sônico audível, através da tecnologia chamada “Cruise Boom” que permite voar a velocidades de até Mach 1.3. Isto significa que, ao cruzar grandes áreas urbanas, o novo Overture não causará incômodos aos habitantes da região, essencialmente abrindo novas rotas no mercado da aviação comercial.

Testes e futuras expectativas

A Boom Supersonic está otimista quanto à adoção generalizada do Overture, com encomendas já realizadas por grandes companhias aéreas, como American Airlines e Japan Airlines. A companhia prevê que a produção da primeira aeronave comece no próximo ano, com voos de teste programados para os próximos quatro anos.

Com o objetivo de aprovação pelo FAA até o final desta década, a Boom está focada em garantir que o Overture possa atender os padrões de segurança e performance necessários para ingressar no mercado de passageiros. A empresa acredita que o futuro das viagens aéreas será marcado por tecnologias que permitam uma experiência de voo mais rápida e eficiente, criando conexões entre pontos do globo em tempos sem precedentes.

Com as promessas de mudanças significativas no setor aéreo, a Boom Supersonic está pronta para iniciar um novo capítulo na história da aviação comercial, revitalizando o sonho dos voos supersônicos que havia sido deixado de lado nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes