Brasil, 26 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Juventude da Tanzânia se prepara para Jubilee em Roma com mais de 200 jovens

Mais de 200 jovens da Tanzânia estão viajando para Roma para o Jubileu da Juventude, parte do Ano Jubilar de 2025, apesar de dificuldades de visto.

Mais de 200 jovens da Tanzânia estão se preparando para viajar a Roma como peregrinos ao Jubilee of Youth, evento do Ano Jubilar de 2025, que ocorre de 28 de julho a 3 de agosto. A viagem, promovida pela Conferência Episcopal da Tanzânia (TEC), enfrenta desafios, como obstáculos na obtenção de vistos devido à alta demanda na embaixada italiana.

Sentimento de entusiasmo entre os jovens tanzanianos

O padre Liston Lukoo, responsável pelo Departamento de Juventude da TEC, declarou à ACI Africa que a expectativa entre os jovens é alta. “Todos estão extremamente empolgados”, afirmou. Para muitos, será a primeira vez que irão sair do país, e há uma grande esperança de visitar o Vaticano e, se possível, cumprimentar o papa Leo XIV.

Com a mobilização dos bispos na Tanzânia, a maioria dos jovens interessados foi incentivada a participar do evento, explica o padre. Segundo ele, aproximadamente 350 jovens podem participar, incluindo grupos de diversas dioceses, instituições de ensino e organizações leigas.

Organização e financiamento da viagem

O padre Lukoo destacou que a preparação incluiu reuniões virtuais para orar pelo sucesso da peregrinação e garantir a documentação adequada, além de esforços de arrecadação de fundos por parte das dioceses, paróquias e instituições de ensino. A TEC também financiou integralmente sete jovens.

Desafios logísticos e de comunicação

Segundo Lukoo, as dificuldades de comunicação foram um grande obstáculo, devido à extensão do país. “Foi difícil passar mensagens, às vezes precisávamos reiterar várias vezes”. Além disso, muitos jovens tiveram dificuldades para pagar a viagem, enfrentando dificuldades financeiras até o último minuto.

Ele agradeceu à Embaixada da Itália na Tanzânia pelo apoio na concessão dos vistos, ainda que o grande volume de entrevistas tenha causado atrasos. “Nenhum participante teve problemas com a emissão do visto, mas a embaixada esteve sobrecarregada devido ao número de solicitantes”, afirmou.

Suporte espiritual e atividades antecedentes

Para quem não puder viajar até Roma, a TEC organizou congressos e eventos locais. Entre 7 e 12 de junho, mais de 1.200 estudantes participaram de um congresso na Diocese de Shinyanga. Outros eventos incluem encontros previstos para agosto e dezembro, que reúnem jovens de diferentes regiões da Tanzânia.

O padre Lukoo destacou que a jornada espiritual inclui missas, especialmente na Diocese de Dar es Salaam, na véspera da partida, e uma cerimônia de despedida no aeroporto. Os jovens participantes viajarão em um mesmo voo, que deve transportar mais de 100 peregrinos de Tanzânia.

Programação na Santa Sé e ações futuras

Em Roma, os jovens participarão de atividades como uma missa de acolhida no Vaticano em 29 de julho, além de eventos culturais e espirituais ao longo da semana. No dia 25, a missa de preparação será celebrada na Praça de São Pedro, antes da saída para a Itália.

Para quem não viajar, a TEC organizou congressos locais de juventude, que visam fortalecer a fé e promover encontros de reflexão em várias dioceses do país, incluindo Shinyanga, Mbeya e Iringa.

A peregrinação, apoiada pela Igreja, demonstra o entusiasmo e a esperança dos jovens da Tanzânia em vivenciar momentos marcantes no Vaticano durante o Jubileu, fortalecendo sua fé e sua ligação com a Igreja Universal.

Fonte: ACI Africa

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes