A Stellantis, controladora da Jeep, anunciou nesta quarta-feira (24) o recall de 121.398 unidades do Jeep Grand Cherokee e Grand Cherokee L, modelos dos anos 2023 e 2024, devido a uma falha nos encostos de cabeça da segunda fileira. De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), os apoios podem não travar corretamente na posição vertical, aumentando o risco de ferimentos aos passageiros em colisões.
Problema com o encosto de cabeça e riscos de segurança
Segundo o aviso oficial divulgado pela CBS News, “um apoio de cabeça dobrado para a frente pode aumentar o risco de ferimentos aos ocupantes do assento em certos tipos de colisões”. Os encostos de cabeça que não travam corretamente podem, em situações de impacto, não oferecer a proteção adequada, elevando a possibilidade de ferimentos graves.
Procedimentos para correção e recomendações aos proprietários
Para solucionar o problema, os proprietários devem levar seus veículos a uma concessionária Jeep, onde os encostos de cabeça da segunda fileira serão inspecionados e, se necessário, substituídos gratuitamente. A Stellantis enviará as cartas de notificação aos donos dos veículos a partir de 5 de setembro.
Contato e dúvidas
Em caso de dúvidas, os proprietários podem entrar em contato com a central de atendimento da FCA US/Stellantis North America pelo telefone 1-800-853-1403, informando o número do recall: 20C. A iniciativa faz parte de uma ação de segurança voltada à proteção dos passageiros e à conformidade com as normas de segurança automotiva.
Contexto e implicações do recall
Este recall reforça a importância de revisões periódicas e atenção às campanhas de segurança promovidas pelas montadoras. A falha nos apoios de cabeça, embora não seja comum, representa um risco potencial que a Stellantis busca eliminar com a substituição preventiva dos componentes defeituosos.
O destaque para a ação reforça a responsabilidade das montadoras em assegurar a segurança dos ocupantes e a transparência na comunicação com os consumidores. Para mais detalhes, acesse a matéria completa no Globo.