De 28 de julho a 3 de agosto, Roma se transforma na sede do Jubileu da Juventude, reunindo jovens de diversas partes do mundo para momentos de oração, música e celebrações. Entre as atividades, destaque para a veneração das relíquias dos beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, que serão canonizados pelo Papa ainda neste ano.
Veneração das relíquias de Frassati na Igreja Santa Maria Sopra Minerva
A corpo incorrupto de Frassati ficará disponível para veneração pública a partir de 26 de julho na Basílica de Santa Maria Sopra Minerva, próxima ao Panteão. O túmulo estará aberto diariamente das 8h às 20h até 4 de agosto, permitindo que os jovens participem de orações e missas. Voluntários do JP2 Project, organização católica dos EUA, acompanharão os peregrinos durante sua visita, com missas previstas para os dias 4 de agosto, às 11h, celebrada pelo arcebispo Anthony Fisher, de Sydney.
Na noite de 31 de julho e 1 de agosto, haverá a “Noite de Adoração com Pier Giorgio Frassati”, das 20h30 às 22h, na Igreja de Piazza Farnese. O evento, organizado pelo JP2 Project, visa refletir o legado espiritual do jovem beato, que será levado de volta à sua cidade de origem, Turim, em 5 de agosto.
Centro do Beato Carlo Acutis e relíquia do coração
Nos arredores, na Igreja de San Marcello al Corso, será aberto o “Centro do Beato Carlo Acutis”. O jovem italiano, de 15 anos, conhecido por sua devoção à Eucaristia e às graças relacionadas a milagres eucarísticos, será homenageado com a presença de uma relíquia de seu coração, disponível para veneração a partir de 29 de julho às 10h até o dia 31, às 21h30.
Durante esses dias, acontecerão missas, apresentações musicais e exposições, como o retrato mosaico de Acutis criado pelo artista Johnny Vrba. Também será exibido um mural com milagres eucarísticos catalogados por ele antes de falecer devido a um câncer em 2006.
Outras homenagens e celebrações jovens
Além de Frassati e Acutis, o jubileu destacará outros jovens reconhecidos por sua santidade. No dia 30 de julho, o Centro Blessed Ivan Merz será palco de uma celebração com relíquias, confissões, palestras e adoração eucarística, organizada pelo Jesus Youth International, na Basílica de Sant’Andrea della Valle. Merz, croata, foi um intelectual e defensor de movimentos católicos jovens, falecido aos 31 anos, em 1928.
No mesmo dia, na Basílica de San Crisogono, uma palestra às 11h20 abordará a vida de Merz, enquanto no Centro Internazionale Giovani San Lorenzo, peregrinos poderão conhecer a missão Pier Giorgio Homeless e participar de encontros com as Irmãs Servas de Maria, com destaque para a causa de canonização da jovem freira irlandesa Sister Clare Crockett.
Caminhada dos jovens e roteiro de relíquias pelas igrejas de Roma
Uma das atividades do jubileu é o “Caminho dos Jovens Santos”, uma rota autoguiada por igrejas romanas que abrigam relíquias de santos jovens. Os participantes podem visitar locais como São Inês, Santa Inês, com apenas 12 anos, e Santo Afonso Gonzaga, que morreu cuidar de vítimas de peste aos 23. O trajeto está disponível pelo aplicativo EWTN Travel, ajudando os jovens a aprofundar sua conexão com a história do testemunho cristão nesta cidade cheia de história sagrada.
Com celebrações, momentos de oração e histórias de santidade, o Jubileu da Juventude promete fortalecer a fé e inspirar uma nova geração a seguir os passos dos santos jovens que marcaram a história da Igreja Católica.
Fonte: Catholic News Agency