Brasil, 4 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

III encontro sinodal fratelli tutti discute cuidados com a casa comum

Evento busca integrar estratégias de desenvolvimento humano e socioambiental entre América do Norte e América Latina.

O “III Encontro Sinodal Fratelli tutti: Diálogo Socioambiental Norte-Sul” acontecerá nos dias 28 e 29 de julho de 2025 na sede da Conferência Episcopal Católica dos Estados Unidos (USCCB), em Washington DC. O evento, organizado pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) em parceria com a Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL), tem como objetivo discutir estratégias para cuidar da casa comum a partir do mundo do trabalho.

Diversas instituições para iniciar processos de transição justa

Este encontro será um marco inédito, reunindo cerca de 30 representantes de instituições do trabalho organizado de diferentes regiões da América, buscando iniciar processos de transição justa em prol do cuidado ambiental e social. Essa iniciativa dá continuidade ao processo sinodal iniciado em 2021, respondendo ao chamado do Papa Leão XIV por uma Igreja que constrói pontes de diálogo e colaboração.

Com a colaboração de diversas instituições, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Comissão Católica Internacional de Migração (ICMC) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o encontro tem como foco integrar representantes do trabalho organizado da América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe. A proposta é incluir centrais regionais de trabalhadores, câmaras de empresários e organizações da economia social e popular.

III Encontro Sinodal Fratelli tutti

III Encontro Sinodal Fratelli tutti

Pontes de integração, reconciliação e fraternidade

A construção de pontes de integração, reconciliação e fraternidade é o foco central deste encontro. Para isso, é fundamental avançar juntos como uma comunidade continental em busca de um desenvolvimento humano integral, justo e sustentável. O evento segue as diretrizes das reuniões anteriores realizadas em Bogotá, em 2023 e 2024, e visa elaborar ações concretas que possam ser discutidas com o Papa Leão XIV em 2026.

O Papa Francisco já havia enfatizado a importância de construir essas pontes Norte-Sul, apresentando o desafio de proporcionar “vida em abundância” aos povos, conforme escrito em João 10, 10. A Carta enviada ao arcebispo Timothy Broglio, presidente da Conferência, reafirma a intenção de envolver a conferência episcopal americana nesta iniciativa.

III Encontro Sinodal Fratelli tutti

III Encontro Sinodal Fratelli tutti

Um caminho em etapas

O processo sinodal já passou por várias fases, iniciando-se com a criação de um Grupo de Trabalho do CELAM em 2021, que contou com a participação de 25 profissionais católicos latino-americanos. Essa etapa culminou no I Encontro Sinodal Fratelli tutti em março de 2023, que resultou em um documento importante sobre as questões socioambientais na América Latina e no Caribe.

A segunda etapa foi o II Encontro em novembro de 2024, onde foi decidida a realização do III Encontro nos Estados Unidos, dado o caráter comum dos problemas socioambientais enfrentados pelos participantes. Durante a dinâmica do evento, os diálogos serão abertos, permitindo que todos os participantes compartilhem suas experiências e propostas, coordenados por facilitadores.

III Encontro Sinodal Fratelli tutti

III Encontro Sinodal Fratelli tutti

Este evento representa a continuidade do compromisso da Igreja com a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos. O diálogo e a colaboração são essenciais para o sucesso das iniciativas propostas, trazendo esperança e transformação para as comunidades envolvidas.

Para mais informações sobre o evento e suas atuações futuras, você pode acessar o [link da fonte](https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-07/iii-encontro-sinodal-fratelli-tutti-dialogo-socioambiental-norte.html).

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes