Buscando se reforçar para o restante da temporada, na qual ainda encara o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores, o Flamengo demonstrou interesse no ala brasileiro Samuel Lino, do Atlético de Madrid. O Rubro-Negro negocia com o jogador, que já passou pela base do time carioca, mas não permaneceu.
Lino tem negociações avançadas com o Flamengo, que deve desembolsar 25 milhões de euros (R$ 162 milhões, na cotação atual). A informação foi publicada pelo jornalista Matteo Moretto.
Vestir a camisa do Flamengo não seria uma novidade para o jogador brasileiro de 25 anos, que, apesar de estar há bom tempo no futebol europeu, já passou pelas categorias de base do clube carioca. Tudo começou em 2017, quando foi emprestado pelo São Bernardo ao Rubro-Negro, integrando a equipe sub-20 e conquistando um importante título: a Copinha de 2018. O elenco daquele ano contava com nomes que depois ficaram conhecidos pelos torcedores flamenguistas, como o goleiro Hugo Souza e os meio-campistas Hugo Moura e Pepê.
Samuel Lino foi reserva durante a competição, enfrentou problemas de adaptação e acabou voltando para o São Bernardo, onde disputou a Copa Paulista de 2018 e a Série A2 do Paulista no ano seguinte. No meio de 2019, ele foi negociado com o Gil Vicente, de Portugal, onde começou a se destacar. Após boas atuações na liga portuguesa, o jogador chegou à Espanha. Primeiro, passou pelo Valência na temporada 2022/23 e, nas duas últimas, defendeu o Atlético de Madrid.
Uma ligação com o Corinthians
Mas a trajetória de Samuel Lino nos clubes brasileiros não fica restrita ao Flamengo. O jogador, que ainda não atuou profissionalmente na primeira divisão do Brasil, já revelou que é torcedor do Corinthians e que gostava de acompanhar os jogos da equipe paulista. Natural do estado de São Paulo, nascido em Santo André, ele passou a maior parte de sua infância em São Bernardo do Campo, cidades do ABC Paulista.
A possibilidade de voltar ao Brasil para jogar em um clube do porte do Flamengo tem gerado grande expectativa entre a torcida. A expectativa é que, caso se concretize a contratação, Samuel Lino possa trazer suas experiências adquiridas no futebol europeu para ajudar o Flamengo em sua busca por títulos na temporada.
Além de suas origens, o jogador tem se mostrado maduro e preparado para os desafios da elite do futebol brasileiro, mesmo após sua passagem pelo velho continente. A história de Lino é uma prova de como novos talentos, mesmo aqueles que não são imediatamente reconhecidos, podem se desenvolver em grandes jogadores em outros mercados.
A negociação reflete também a estratégia do Flamengo de investir em atletas que já possuem alguma ligação com a história do clube, buscando não apenas o talento, mas também a identificação com o manto rubro-negro.
Enquanto isso, a torcida flamenguista aguarda ansiosamente por novidades sobre essa negociação e torce para que Lino não seja apenas mais um reforço, mas sim um atleta que possa fazer diferença em campo e ajudar o time a conquistar seus objetivos para o restante da temporada.