Brasil, 25 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Alckmin discute tarifas de Trump em conversa com secretário dos EUA

Vice-presidente Geraldo Alckmin reafirmou interesse do Brasil na negociação em diálogo de 50 minutos com secretário de Comércio dos EUA

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informou nesta quinta-feira que conversou com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, sobre o tarifaço anunciado pelo governo de Donald Trump. A conversa ocorreu no último sábado e durou aproximadamente 50 minutos.

Diálogo positivo e importante entre Brasil e EUA

Segundo Alckmin, a conversa foi considerada positiva e destacou a importância de manter um diálogo aberto e bilateral. “Tivemos uma conversa até longa, importante, que entendo importante, colocando todos os pontos e destacando o interesse do Brasil na negociação”, afirmou o ministro. Durante a fala, ele ressaltou que há uma tradição de 200 anos entre os países e, por isso, o diálogo deve seguir por meio de uma relação de respeito e entendimento mútuo.

Reação do Brasil às medidas tarifárias

Alckmin afirmou que não é possível que o Brasil sofra uma “_injustiça dessas””, referindo-se às tarifas implementadas pelos Estados Unidos. Ele também confirmou que conversou com senadores brasileiros que irão viajar aos EUA nos próximos dias, numa tentativa de fortalecer a articulação política e comercial do país.

Orientação do governo e progresso nas negociações

Durante o anúncio, o ministro destacou que o presidente Lula tem orientado uma negociação equilibrada, evitando “contaminação política ou ideológica”. Além disso, ele revelou que na próxima segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará a lei do Acredita Exportação, que prevê, entre outros pontos, uma transição para o programa Reintegra e a devolução imediata de 3% do valor exportado para os pequenos exportadores.

Perspectivas futuras e impacto nas exportações

A medida busca garantir maior apoio aos pequenos exportadores brasileiros e fortalecer a relação comercial com os Estados Unidos, principal parceiro econômico do país. Analistas avaliam que o diálogo e as ações do governo poderão amenizar os efeitos das tarifas e preservar o crescimento do setor exportador brasileiro.

Para mais detalhes, confira a reportagem completa no site do Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes