A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (24) a liberação da consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. O pagamento será disponibilizado no dia 31 de julho e abrange contribuintes que ainda não receberam os lotes anteriores, podendo incluir aqueles que tiveram prioridade na restituição.
Confira o calendário de restituição do IRPF 2025
- Primeiro lote: 30 de maio (já pago)
- Segundo lote: 30 de junho (já pago)
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 29 de agosto
- Quinto e último lote: 30 de setembro
Quem tem prioridade na restituição do IRPF 2025?
Do valor total a ser restituído, R$ 1.780.688 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos assim:
- 148.090 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 1.044.585 para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 91.363 para pessoas com deficiência física ou mental;
- 496.650 para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- Outras 4.764.634 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade por uso da declaração pré-preenchida ou optaram pelo pagamento via PIX.
Pagamento da restituição do IR 2025
O valor da restituição será depositado ao longo do dia na conta informada pelo contribuinte no momento da declaração. Para quem ainda não recebeu, é possível realizar reagendamento do pagamento através do site do Banco do Brasil (www.bb.com.br/irpf) ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Como consultar o Imposto de Renda 2025?
Para verificar se está incluído neste terceiro lote, o contribuinte deve:
- Acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal);
- Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
- Selecionar “Consultar a Restituição”.
A página oferece orientações detalhadas, e o extrato de processamento pode ser acessado pelo modelo de atendimento eletrônico e-CAC. Caso haja pendências na declaração, o contribuinte pode retificar as informações pelo portal da Receita.
Andamento do pagamento e orientações adicionais
Para quem não conseguir receber o valor na data prevista, há a opção de reagendar o pagamento pelo site do Banco do Brasil. É importante informar o valor da restituição e o número do recibo na solicitação. Caso o valor não seja resgatado em um ano, o contribuinte deve solicitar o pagamento pelo Portal e-CAC do site da Receita Federal.
Para facilitar o acompanhamento, a Receita Federal também disponibiliza um aplicativo móvel que permite consultar informações sobre a restituição e a situação cadastral do CPF diretamente nas bases da instituição.
Mais informações e a lista completa de contribuintes contemplados neste lote podem ser encontradas na página oficial da O Globo.