O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresenta nesta quarta-feira (23), no auditório do Parque Ibirapuera, um evento para comemorar o primeiro ano da privatização da Sabesp. Durante a celebração, serão divulgados dados sobre o cumprimento de metas e novos programas que têm como objetivo melhorar o saneamento básico no estado. Prefeitos ou representantes dos 377 municípios paulistas estão confirmados para o evento.
Novas tarifas sociais de saneamento
Um dos principais anúncios será a criação de uma nova tarifa social de saneamento, que proporcionará descontos de até 78% no valor da conta de água. Essa medida é uma resposta à necessidade de atender pessoas que recebem acima do percentual mínimo exigido, que será elevado de meio salário mínimo para até 75% do salário mínimo. A expectativa do governo é que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) sejam beneficiadas.
Desafios do Rio Tietê
Outro ponto central do evento é a situação do Rio Tietê. Para que a meta estabelecida em contrato para a universalização do serviço de saneamento até 2029 seja cumprida, a Sabesp terá que multiplicar por cinco o ritmo de conexão de imóveis ao sistema de tratamento. Desde 1992, quando começaram os investimentos na despoluição do Tietê, a empresa vinha tratando apenas o esgoto de 1,6 milhão de moradores da região, o que representava cerca de 17% do volume gerado. Atualmente, a Sabesp trata efluentes de aproximadamente 14,5 milhões dos 22 milhões de habitantes da Grande São Paulo, alcançando cerca de 66% do esgoto gerado.
Avanços na despoluição
A companhia informou que, ao longo dos anos, a taxa de tratamento avançou apenas 1,5 ponto percentual anualmente. Embora isso possa parecer lento, esses investimentos garantiram o tratamento de esgoto para mais 12,9 milhões de pessoas – o equivalente à população combinada da Suíça e da Nova Zelândia. Para que a universalização ocorra até o final de 2029, esse ritmo de progresso terá que ser aumentado para quase 7 pontos percentuais ao ano, elevando a taxa de tratamento de 66% para 100%.
Programas e investimentos em Guarapiranga
No evento do Ibirapuera, também será apresentado o programa “Nossa Guarapiranga”, que tem como objetivo a conexão de cerca de 90 mil imóveis irregulares e aqueles com regularização fundiária à rede de coleta. Este programa é especialmente relevante, uma vez que a Represa de Guarapiranga abastece 4 milhões de pessoas e foi recentemente alvo de multa pela prefeitura, no valor de R$ 5 mil, devido ao despejo de esgoto no manancial. O investimento total previsto para essa iniciativa é de R$ 2,57 bilhões até 2029.
Contratação de profissionais e prosperidade no setor
Além das novas medidas relacionadas ao saneamento e à despoluição, o governador Tarcísio e a diretoria da Sabesp anunciarão a contratação de 40 mil profissionais, que acompanharão a expansão e as melhorias dos serviços prestados pela companhia. A expectativa é que esses novos colaboradores venham de São Paulo e de outros estados, contribuindo para a modernização e eficiência operacional da Sabesp.
O evento no Parque Ibirapuera não apenas marcará o que foi conquistado no último ano, mas também delineará um futuro mais promissor no setor de saneamento básico para os paulistas. O compromisso com a universalização do saneamento e a melhoria das condições de vida da população continua sendo uma prioridade para o governo paulista.