A frota nacional de motocicletas cresceu 42% entre 2015 e 2024, atingindo 35 milhões de veículos motorizados de duas rodas, conforme dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O Brasil produz cerca de 1,8 milhão de unidades por ano e é o sexto maior fabricante mundial de motocicletas.
Expansão do uso de motocicletas pelo país
Atualmente, mais de 40 milhões de pessoas estão habilitadas para conduzir motos no Brasil. Nos últimos dez anos, estados como Alagoas, Amazonas e Bahia registraram os maiores aumentos no número de condutores, com crescimento de 86,3%, 79,7% e 62,6%, respectivamente.
Regionalização do crescimento
Segundo a Abraciclo, o levantamento revela que essa expansão não se restringe aos principais centros urbanos do Brasil. “Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí lideram a lista, demonstrando que o uso da motocicleta tem se expandido por diversas regiões do país, especialmente fora dos principais polos econômicos”, destacou a entidade em nota oficial.
Perspectivas para o setor
A forte ascensão do segmento reflete uma mudança no perfil de mobilidade, especialmente em regiões mais periféricas e menos urbanizadas. A crescente demanda impulsiona investimentos na fabricação e na ampliação do mercado de motocicletas no Brasil, que hoje é considerado um dos maiores da América do Sul.
Para mais detalhes, acesse a fonte original.