Brasil, 25 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Dados de 11 milhões de chaves Pix são expostos em acesso indevido ao CNJ

Banco Central confirma vazamento de dados cadastrais de brasileiros por hackers, sem comprometimento de informações financeiras

O Banco Central do Brasil (BC) revelou nesta quarta-feira (23) que cerca de 11 milhões de brasileiros tiveram seus dados cadastrais, incluindo chaves Pix, expostos após acessos indevidos ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os acessos ocorreram entre os dias 20 e 21 de julho, por meio do roubo de credenciais de usuários.

Dados acessados e impacto do vazamento

Segundo o BC, as informações obtidas envolvem nome completo, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta. Não houve acesso a senhas, extratos, saldos ou qualquer dado protegido por sigilo bancário, garantem as instituições.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, comunicou o Banco Central. O órgão reforçou que o incidente não comprometeu dados financeiros ou confidenciais dos usuários.

Medidas adotadas e resposta dos órgãos

O CNJ informou que, ao identificar a vulnerabilidade, corrigiu o problema e adotou medidas de contenção. O sistema já voltou a operar normalmente. Além disso, o conselho comunicou o incidente à Polícia Federal e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Embora a legislação não exija notificação devido ao baixo impacto potencial, o Banco Central optou por divulgar publicamente o caso, reafirmando seu compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão de dados.

Futuras ações para os cidadãos

O CNJ informou que disponibilizará em seu site oficial um canal para que os cidadãos possam consultar se tiveram seus dados afetados pelo vazamento. A instituição garantiu que continuará colaborando com todos os órgãos de segurança e proteção de dados para assegurar a integridade de seus sistemas.

Perspectivas e recomendações

Especialistas alertam para a importância de reforçar a segurança digital e a necessidade de os usuários alterarem suas credenciais regularmente. O caso reforça a vulnerabilidade de sistemas que armazenam informações sensíveis e a importância de medidas rígidas de proteção contra ataques cibernéticos.

Para acompanhamento do incidente e orientações, os cidadãos podem acessar a site oficial do Banco Central e o portal do CNJ.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes