Brasil, 24 de julho de 2025
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18 vezes representações ruins de deficiência em filmes e TV

Atuações de atores neurotípicos em papéis com deficiência frequentemente reforçam estereótipos e são carregadas de imprecisões e caricaturas

Casos notórios de representações problemáticas

O estereótipo do autista como gênio

Freddie Highmore interpreta Dr. Shaun Murphy, em The Good Doctor, uma figura autista adorada pelo público, mas criticada por reforçar mitos, como a ideia de que todos os autistas são savants. Especialistas em autismo, como Sarah Kurchak, afirmam que o personagem é uma mistura de ideias equivocadas, além de exibir comportamentos e comentários problemáticos, ligados à sua condição, incluindo dificuldades com pronomes e outros aspectos socialmente sensíveis.

Representações caricatas e insatisfatórias

Elizabeth Shue, em Molly, adota uma atuação considerada quase ingênua, retratando uma mulher autista com comportamentos pueris, como peidar na frente de outros e abandonar-se de forma infantil, além de apresentar super audição como um tropo estereotipado. O filme, que tenta “curar” a personagem por cirurgia, reforça a ideia de que deficiências precisam ser consertadas.

Estereótipos negativos e exploração

Justin Bartha, em Gigli, dá vida a um personagem com deficiência não especificada, cujas características exageradas reforçam ideias de comportamentos estereotipados e ofensivos. A crítica aponta uma atuação cringeworthy, que remete a versões caricatas de autistas, na linha do clássico Rain Man, mas de forma exagerada e desrespeitosa.

Filmes que perpetuam a ideia de deficiência como falha ou ameaça

Percepções distorcidas sobre inteligência

Em O lado cego, Michael Oher é retratado com baixa QI e dificuldades cognitivas, o que foi questionado por ele próprio, que afirmou que a narrativa reforça uma visão simplista, reduzindo sua trajetória a uma narrativa de salvador branco. Da mesma forma, em O Massacre da Rua Morgue, o personagem de John Travolta é um autista obsessivo, cujo comportamento é explorado de forma sensacionalista e muitas vezes ofensiva.

GiGi, Rain Man e outros exemplos clássicos

Embora Rain Man tenha sido aclamado inicialmente, críticas posteriores ressaltam que a personagem interpretada por Dustin Hoffman não tinha autismo, mas sim savantismo, que nem toda pessoa com autismo possui. Outros filmes, como O Falcão Maltês e Especialista em problemas, reforçam a ideia de que autistas são perigosos ou a maioria deles possui habilidades especiais, perpetuando uma visão distorcida que não representa a diversidade real do espectro autista.

Representações ofensivas de deficiência intelectual

Atores como Juliette Lewis e Giovanni Ribisi, em A Outra Sogra, representam personagens com deficiência intelectual de forma grotesca, usando diálogos e expressões caricatas que ridicularizam o que significa viver com essas condições. O uso de termos pejorativos, como o “r–slur”, é comum nessas produções, reforçando o estigma contra as pessoas com deficiência.

Pores de Hollywood na questão

Jennifer Lopez, em Gigli, e Rosie O’Donnell, em Riding the Bus with My Sister, também foram criticadas por seus desempenhos exagerados, que parecem mais caricaturas do que representações humanas reais. Filmes como Sia: Music e Dreamcatcher apontam ainda mais para a falta de sensibilidade, com atuações que reforçam a ideia de que pessoas com deficiência são objetos de ridículo ou medo.

O impacto de representações mal feitas

O problema não é apenas estético ou artístico, mas também social: ao reforçar estereótipos, essas representações contribuem para o preconceito, exclusão e mal-entendidos sobre as pessoas com deficiência na vida real. Segundo estudos e opiniões de especialistas, é fundamental que atores com deficiência tenham espaço em projetos dedicados à sua representação, garantindo autenticidade e respeito.

Perspectivas futuras

Apesar do histórico problemático, há uma crescente demanda por representações mais autênticas e sensíveis, com atores com deficiência ocupando papéis principais e roteiros que retratem a diversidade de experiências de forma correta. A discussão sobre diversidade, inclusão e representação justa deve continuar avançando na indústria do entretenimento.

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