Usuários do Android agora podem customizar o ícone do WhatsApp com imagens de cachorros, uma mudança estética feita com launchers como o Nova Launcher. A modificação não altera as funções do aplicativo, mas cria uma aparência mais divertida na tela inicial.
Como funciona o ‘modo cachorro’ no WhatsApp
O recurso é possível graças a launchers, aplicativos que permitem modificar a interface do smartphone, incluindo ícones, fontes e papéis de parede. Para criar o ‘modo cachorro’, o usuário deve selecionar uma imagem de cachorro, preferencialmente com fundo transparente em PNG, para substituir o logotipo padrão do WhatsApp.
Passo a passo para ativar o visual personalizado
- Baixar o Nova Launcher na Play Store;
- Definir o Nova Launcher como padrão no dispositivo;
- Procurar ou criar uma imagem do logotipo do WhatsApp com símbolo de cachorro, usando inteligência artificial ou busca na internet;
- Pressionar por alguns segundos o ícone do WhatsApp na tela inicial e selecionar ‘Editar’;
- Clicar na opção de logotipo, escolher ‘Aplicativos’ e selecionar a imagem desejada na galeria;
- Ajustar o tamanho e confirmar para ativar o novo ícone;
- Para reverter, basta desinstalar o Nova Launcher, removendo as alterações da personalização.
Limitações e cuidados ao personalizar o WhatsApp com launchers
Como esses aplicativos de terceiros não são oficialmente suportados pelo Meta, responsáveis pelo WhatsApp, nenhuma garantia é oferecida. A única modificação possível por meio do launcher é alterar a aparência do ícone, sem afetar as funcionalidades do aplicativo.
O que são launchers e como eles personalizam o visual do telefone
Launchers pertencem à categoria de aplicativos que modificam a interface principal do Android, possibilitando alterar elementos como logotipos, widgets, cores e estilos. Com eles, é possível até simular interfaces de marcas diferentes, como dispositivos Samsung com visual da Apple.
Impacto da personalização na experiência de uso
Ferramentas como o Nova Launcher permitem ajustar o tamanho dos ícones, ocultar aplicativos, modificar métodos de desligar a tela e criar uma identidade visual única para o dispositivo. Apesar de não oficial, a tendência aumenta a criatividade na personalização de smartphones Android.
Para mais detalhes sobre o procedimento, acesse a fonte no site O Globo.