Brasil, 22 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Interrupção de TI provoca caos nas operações da Alaska Airlines

Uma falha nos sistemas da Alaska Airlines atrasou voos e causou desconforto entre os passageiros, levantando preocupações sobre a segurança da companhia.

Um grande problema técnico levou a Alaska Airlines a suspender todas as suas operações por quase três horas na noite de domingo, deixando passageiros ansiosos e “abalados” em meio ao atual caos nas viagens. A interrupção dos sistemas ocorreu por volta das 23h (horário do leste dos EUA) e se estendeu até às 2h da segunda-feira.

O impacto da interrupção e a resposta da companhia

A Alaska Airlines anunciou que a falha de TI resultou em um “bloqueio temporário em todo o sistema para voos da Alaska Airlines e Horizon Air”. Em um comunicado publicado na rede social X, a companhia informou que suas operações foram retomadas. “À medida que reposicionamos nossas aeronaves e equipes, é provável que haja impactos residuais em nossos voos”, acrescentou a companhia, que tem sede em Seattle.

A Alaska Airlines orientou os viajantes a verificarem o status de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto e enfatizou que ainda iria levar algum tempo para que as operações voltassem ao normal. “Pedimos desculpas pelo inconveniente e incentivamos os passageiros a conferirem a situação do seu voo antes de sair de casa”, concluiu a comunicação oficial da companhia.

Desdobramentos e reações dos passageiros

Ainda não está claro o que causou a falha no sistema. Vários passageiros afetados no Aeroporto Internacional de Portland relataram que foram orientados a guardar os recibos de hotéis e aluguel de carros para eventuais reembolsos. Outros foram informados de que seriam remarcados para voos na segunda-feira.

A passageira Jaclyn Martin comentou sua experiência: “Eu esperei cerca de uma hora em um voo já embarcado antes de ser informada para desembarcar. A experiência deixou minha confiança um pouco ‘abalada'”. Outra viajante também expressou confusão em relação ao atendimento da equipe da Alaska Airlines durante a interrupção, mencionando que os funcionários estavam igualmente desorientados e encaminhavam as pessoas a uma central de atendimento com tempo de espera de até duas horas e meia.

Incidentes anteriores e contexto de segurança

Essa não é a primeira vez que a Alaska Airlines enfrenta grandes interrupções operacionais. Após um evento em junho, onde sistemas de TI da Hawaiian Airlines, também do grupo Alaska Air, tiveram problemas devido a um hack, a segurança e a administração da tecnologia na aviação tornaram-se um tema recorrente. Mesmo com essas falhas, a Administração Federal de Aviação (FAA) afirmou que não houve impacto na segurança, destacando que a companhia continua operando com segurança.

Além disso, o alerta recente de empresas de tecnologia, como Google e Palo Alto Networks, a respeito do grupo de hackers “Scattered Spider” que supostamente tem interesse em atacar o setor aéreo, aumenta a preocupação sobre a vulnerabilidade das operações de aviação.

Atualmente, a Alaska Airlines está monitorando a situação e as possíveis repercussões financeiras decorrentes da falha de TI, enquanto trabalha para restabelecer seus serviços. A companhia aérea se compromete a manter a segurança como sua prioridade máxima em meio a esses desafios tecnológicos.

Enquanto isso, os passageiros continuam a enfrentar incertezas e atrasos, relembrando que, em tempos de alta tecnologia e conectividade, interrupções imprevistas podem ter um grande impacto na experiência de viajar.

Por enquanto, a Alaska Airlines segue revisando suas operações e buscando formas de evitar que situações semelhantes ocorram no futuro, visando a adequação e a segurança de seus voos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes