Brasil, 22 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Como saber se você é alérgico ao álcool

Entenda os sintomas de alergias e intolerâncias ao álcool para evitar riscos à saúde, incluindo reações potencialmente graves.

Sintomas como vermelhidão facial, coriza ou batimentos cardíacos acelerados após o consumo podem indicar uma reação alérgica ou intolerância ao álcool. Apesar de raras, as alergias verdadeiras ao álcool podem ser perigosas.

Diferença entre alergia ao álcool e intolerância

Uma verdadeira alergia ao álcool é uma resposta do sistema imunológico a componentes da bebida, como cereais, fermento ou conservantes. Os sintomas incluem urticária, coceira, inchaço dos lábios, dificuldades respiratórias ou até reação anafilática, que pode ser fatal.

Já a intolerância ocorre por uma condição genética ou metabólica, na qual a pessoa produz pouca quantidade da enzima aldeído desidrogenase (ALDH2), responsável por metabolizar o álcool. Segundo Tamar Samuels, nutricionista da Culina Health, essa condição causa vermelhidão, náusea, batimentos acelerados e dores de cabeça.

Sintomas que indicam alergia ou intolerância ao álcool

Sintomas de alergia ao álcool

Reações podem surgir após qualquer quantidade de álcool e incluem manchas na pele, inchaço facial ou na garganta, dificuldades para respirar, náuseas, vômitos, cólicas intestinais, diarreia, tontura ou desmaio, além de risco de reações graves como a anafilaxia.

Sintomas de intolerância ao álcool

Vermelhidão facial, suores, náusea, dor de cabeça e aumento da frequência cardíaca após o consumo são comuns, especialmente em indivíduos com a mutação genética ALDH2, presente em até 45% das pessoas de origem asiática.

Impactos do álcool na saúde

O álcool afeta quase todos os órgãos, começando pelo cérebro, desacelerando o sistema nervoso central e prejudicando habilidades motoras e julgamento. O consumo excessivo pode levar à ansiedade, depressão, dependência e problemas cardíacos, como apontam especialistas, como o cardiologista Dr. Sean Heffron.

“Ele afeta o coração de diversas formas, tanto direta quanto indiretamente”, explica o médico. Além disso, há riscos de reações graves em indivíduos com alergia, destacando a importância de conhecer os sinais do próprio corpo.

Cuidados e recomendações

Quem apresenta sintomas após ingerir álcool deve procurar orientação médica para avaliação e diagnóstico adequado. É fundamental diferenciar alergia de intolerância e evitar o consumo da bebida até obter orientação especializada.

Para mais informações sobre saúde e bem-estar, acesse o portal do Jornal Diário do Povo. Conhecer os sinais do seu corpo é essencial para evitar complicações e garantir uma vida mais saudável.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes