Nesta quinta-feira, o comediante Jordan Klepper, do programa “The Daily Show”, usou um vídeo para desmontar um ataque recente do ex-presidente Donald Trump contra o presidente Joe Biden, mostrando que suas afirmações estavam completamente equivocadas. Trump tinha afirmado que Biden “colocou” Jerome Powell na presidência do Federal Reserve, embora na verdade, tenha sido ele quem indicou o atual presidente do Fed em 2017, sendo posteriormente reindicada por Biden em 2021.
Clareando a confusão de Trump com vídeo de sua própria fala
Em seu ataque, Trump tentou sugerir que Biden havia nomeado Powell, enquanto Klepper trouxe uma gravação antiga do próprio Trump, de quando anunciou Powell como seu escolhido para o Fed. Na época, o então presidente elogiou Powell como “forte,” “comprometido” e “inteligente,” comentários que contrastam com sua atual descrição de Powell como um “idiota” e um “paralítico”.
Trump ameaçou demitir Powell, mas o Fed permanece firme
O apresentador destacou ainda as repetidas ameaças de Trump de demitir Powell durante o seu mandato, apesar do Fed manter sua independência. Quando questionado, em novembro passado, se tinha o poder de “demitir ou rebaixar” Powell, o próprio Powell respondeu com clareza: “Não permitido por lei.” Klepper brincou: “Ele então acrescentou, ‘Tente me, vadia.’”
Reação de Powell e ironia no ataque de Trump
Enquanto Trump criticava, Powell permanecia impassível, o que gerou aplausos do público do “The Daily Show”. Klepper ressaltou essa postura, mostrando que o Federal Reserve, na prática, atua de forma independente de pressões políticas. “Entendo. Estou tentando esquecer tudo que aconteceu durante o primeiro mandato de Trump,” brincou Klepper, consolidando a ironia da situação.
Este episódio reforça a incoerência das declarações de Trump e demonstra como vídeos antigos podem ajudar a desfazer mentiras políticas. A estratégia de Klepper destacou, de forma bem-humorada, que o próprio ex-presidente já havia elogiado Powell em outro momento, antes de atacá-lo por motivos políticos recentes.
Para conferir a análise completa, assista à reportagem no “The Daily Show”.