Brasil, 21 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Mais de 714 mil aposentados já aderiram ao acordo do INSS para reembolso

Mais de 714 mil aposentados e pensionistas já solicitaram o ressarcimento por descontos ilegais em mensalidades, destaca o governo federal

Mais de 714 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para reembolsos pelos descontos ilegais de mensalidades associativas feitos entre março de 2020 e março de 2025, segundo dados oficiais. A atualização indica que esse grupo representa 36% do total de beneficiários aptos a assinar o termo de adesão, cerca de 1,9 milhão.

Prazo e início das devoluções

O prazo para a adesão ao acordo vai até o dia 14 de novembro. A devolução dos valores indevidos começará na próxima quinta-feira (24), em parcela única, corrigida pela inflação e creditada na conta do benefício do aposentado ou pensionista, seguindo a ordem de adesão.

A medida provisória publicada recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva destinou crédito extraordinário de R$ 3,31 bilhões para acelerar o processo de devolução, dando maior agilidade ao procedimento.

Vantagens para quem aderir ao acordo

O ministro da Previdência Social, Wolneu Queiroz, destacou algumas vantagens de aderir ao acordo, como a não necessidade de contratar advogado. Segundo ele, o beneficiário que optar pelo procedimento compromete-se a não ingressar na Justiça contra o governo, embora possa ainda processar associações por danos morais, caso deseje.

“Mas pode entrar contra as associações, por dano moral”, afirmou o ministro durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Como fazer a adesão

A adesão ao acordo é gratuita e pode ser feita sem envio de documentos adicionais, pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios, em todo o país. Para consultar o valor a receber, basta acessa o site ou aplicativo Meu INSS.

Quem pode aderir?

Podem participar aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. A adesão é feita de forma gratuita, bastando que o beneficiário cumpra os passos indicados pelos canais específicos.

Procedimento pelo aplicativo

1- Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;

2- Selecione “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada solicitação pendente;

3- Leia atentamente o último comentário, marque “Sim” em “Aceito receber”;

4- Finalize clicando em “Enviar” e aguarde o pagamento.

Etapas até a conclusão da adesão

O beneficiário registra a contestação do desconto indevido e aguarda 15 dias úteis por resposta da entidade. Caso não haja resposta, o sistema disponibiliza a opção de adesão ao acordo de ressarcimento, tornando o processo simples e transparente.

Para mais informações, o site da Agência Brasil traz detalhes sobre o andamento do programa.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes