O Itaú anunciou nesta segunda-feira (21) o lançamento do Itaú Emps, um banco digital voltado a pequenos empreendedores e profissionais autônomos, com foco em facilitar a gestão financeira por meio de uma plataforma prática e inovadora. Desenvolvido ao longo de dois anos, o serviço é direcionado a negócios com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões.
Inovação e tecnologia para o segmento de empreendedorismo
Segundo Pedro Prates, diretor do Itaú Emps, o produto visa preencher uma lacuna no mercado financeiro, atendendo um público que ainda carece de soluções específicas e integradas. Com uma interface totalmente digital, o banco oferece abertura de conta em aproximadamente três minutos, exclusiva pelo aplicativo, e sem cobrança de mensalidade.
Entre as funcionalidades, o Itaú Emps disponibiliza Pix ilimitado gratuito, pagamento de tributos e boletos, além de adquirência com a máquina de pagamento do banco. Também oferece linhas de crédito específicas, como limite de conta, cartão de crédito e Pronampe, com atendimento personalizado via inteligência artificial, que atua como um “consultor virtual”.
Ferramentas inteligentes para a gestão financeira
O diferencial do novo banco é a integração de IA generativa, que fornece relatórios, tendências de mercado e recomendações de acordo com o perfil de cada empreendedor. O objetivo é apoiar o gerenciamento financeiro, reduzir a necessidade de deslocamento até uma agência e facilitar a tomada de decisões.
Além do foco no autosserviço, o Itaú Emps será complementado por uma prateleira de produtos customizados e deve expandir suas operações para MEIs e empresas com múltiplos sócios, ainda em 2026.
Segurança, confiança e expectativas de crescimento
Pedro Prates explicou que a criação do banco surgiu da necessidade de oferecer uma proposta de serviços financeiros mais completa para empreendedores. “Há um grande número de empresas que ainda utilizam planilhas em Excel para controle financeiro ou realizam processos manualmente”, ressaltou.
Dados de uma pesquisa encomendada pelo Itaú à Quaest apontam que 47 milhões de brasileiros estão envolvidos em atividades empreendedoras, com 33,4% da população adulta. O estudo revelou também que esses empreendedores estão mudando de perfil, priorizando crescimento e inovação, mas ainda enfrentam fragilidades na gestão e desejam soluções acessíveis e seguras, especialmente no uso de inteligência artificial.
Futuro do segmento e expansão de mercado
Com o lançamento, o Itaú busca consolidar um ecossistema digital voltado ao mercado de pequenas empresas, ampliando o alcance de seus produtos e fortalecendo sua presença no setor de serviços para empreendedores. Segundo o banco, o movimento acompanha o crescimento das empresas brasileiras, que atingiram 23 milhões ativas, sendo 2,2 milhões abertas no último ano.
Para mais detalhes, acesse a matéria completa no G1.