Brasil, 21 de julho de 2025
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E-commerce conquista alta renda e reforça crescimento em 2024

Pesquisa da Cielo revela aumento de compras online entre clientes de altíssima renda, especialmente homens da classe A, impulsionando o setor

De acordo com levantamento da Cielo, o e-commerce vem conquistando clientes de altíssima renda que nunca haviam comprado online, indicando uma mudança no perfil dos consumidores digitais em 2024. A análise, realizada pela área de Business Analytics da empresa de pagamentos, aponta que esse segmento — principalmente homens da classe A — liderou o movimento de novas conversões ao varejo eletrônico neste ano.

Fidelização e novos padrões de consumo no setor digital

Segundo a pesquisa, no ano passado, 48% dos consumidores que não compravam online no ano anterior realizaram duas ou mais compras virtuais, indicando que essa experiência deixou de ser pontual para indicar uma provável fidelização ao canal digital. Para a Cielo, o comportamento sugere uma transformação no hábito de consumo, com os clientes de alta renda passando a incorporar o comércio eletrônico ao seu cotidiano.

Formas de pagamento preferidas pelos novos consumidores de alta renda

Os novos “entrantes” no comércio eletrônico demonstram preferência pelo pagamento parcelado com crédito, que responde por 52% do faturamento do setor. Modalidades como pagamento à vista representam 45%, enquanto débito e Pix continuam com participação menor, de apenas 3%.

Dados e abrangência da análise da Cielo

A Cielo analisou 7,7 bilhões de transações anuais, envolvendo 714 mil pontos de venda e cerca de 190 milhões de consumidores ativos mensalmente. Essa extensa base de dados reforça a relevância do e-commerce na dinâmica de consumo no país.

Data comemorativa mantém sua força, mas crescimento ocorre também em outras datas

A Black Friday permaneceu como a principal data de vendas do comércio eletrônico, com faturamento 62% superior ao do Natal. Essa alta é impulsionada por um tíquete médio de R$ 209 na Black Friday, acima dos R$ 137 registros no Natal. Além disso, o setor também cresceu durante datas como a Páscoa, com aumento de 3 pontos percentuais, e o Dia das Mães, com avanço de 4 pontos, superando o desempenho do varejo físico nesses períodos.

Impacto do e-commerce no crescimento geral do varejo

Em abril, o setor eletrônico cresceu 4,3% na comparação com o mesmo mês de 2023, refletindo sua contribuição cada vez mais significativa para o crescimento do varejo brasileiro. Segundo Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, “o e-commerce deixou de ser um canal alternativo e passou a contribuir de forma importante para o crescimento do varejo”.

Mais detalhes sobre esse fenômeno podem ser conferidos na matéria completa disponível no site do Globo.

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