Brasil, 22 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Convocação da seleção brasileira de basquete para a AmeriCup

A seleção masculina de basquete se prepara para a AmeriCup com 16 convocados, visando o título na competição que acontece em agosto.

O técnico Aleksandar Petrovic anunciou nesta segunda-feira (21) a convocação da seleção masculina de basquete para a AmeriCup, a Copa América da modalidade, que acontecerá entre 22 e 31 de agosto em Manágua, Nicarágua. A expectativa é alta, uma vez que a seleção busca recuperar o prestígio e conquistar o título que não vem desde 2009.

Preparativos em Guarapari

Para os preparativos, foram convocados 16 atletas que se apresentarão para treinamentos em Guarapari (ES). Desses, 12 jogadores seguirão para a competição. A lista divulgada pelo treinador croata inclui sete atletas que também estiveram em ação nos Jogos Olímpicos de Paris, França, em 2024. São eles: os armadores Vítor Benite e Georginho, e os alas Yago Matheus, Bruno Caboclo, Léo Meindl, Lucas Dias, além do ala-pivô Mãozinha.

Quem são os convocados?

Os demais convocados são armadores Caio Pacheco e Alexey, e os alas-armadores Reynan e Kevin Crescenzi. Também foram chamados os alas Gui Deodato e Mathias, o ala-pivô Tim Soares e os pivôs Márcio e Ruan. Dentre eles, sete atletas atuam no Brasil, destacando-se o Flamengo, que conta com três jogadores convocados: Alexey, Gui Deodato e Ruan. Nos times também estão representantes do Sesi Franca (Lucas Dias e Georginho), Brasília (Kevin Crescenzi) e Pinheiros (Reynan).

Os jogadores que atuam em ligas estrangeiras ganham destaque, com Caio Pacheco (Coruña), Vítor Benite (Baloncesto Sevilla) e Léo Mendl (San Pablo Burgos) representando suas equipes na Espanha.

Principais ausências na convocação

Entre as ausências notáveis estão o ala-armador Didi Louzada, recentemente contratado pelo Sunrockers Shibuya, do Japão, e o ala-pivô Gui Santos, que atua no Golden State Warriors, da NBA. De acordo com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), ambos entraram em contato com a comissão técnica e solicitaram dispensa por motivos pessoais.

O caminho até a AmeriCup

A seleção se reunirá em Guarapari a partir do dia 3 de agosto, onde ficará até o dia 15, utilizando a estrutura do Sesc Guarapari. Nos dias 17 a 19 de agosto, a delegação participará de um torneio amistoso na Cidade do Panamá, denominado Copa Latina, que contará com as equipes do Brasil, Argentina, Uruguai e os anfitriões, Panamá. A partida de ida para Manágua está marcada para o dia 20.

Formato da competição e expectativas

A AmeriCup masculina contará com 12 seleções, divididas em três grupos de quatro equipes. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final. O Brasil integra o Grupo A, juntamente com Estados Unidos, Uruguai e Bahamas. O Grupo B é composto por Canadá, Porto Rico e Panamá, enquanto o Grupo C conta com Nicarágua, Argentina, República Dominicana e Colômbia.

A estreia da seleção brasileira na AmeriCup está agendada para o dia 23 de agosto, contra o Uruguai, às 16h10 (horário de Brasília). No dia seguinte, a equipe enfrenta as Bahamas e encerra a fase de grupos no dia 26, diante dos Estados Unidos, às 22h10.

Histórico de conquistas

O Brasil possui um histórico respeitável na Copa América, com quatro títulos conquistados: em 1984, 1988, 2005 e 2009. Na edição anterior, realizada em Recife, a seleção foi vice-campeã após uma derrota para a Argentina na final. Agora, com uma equipe renovada e promissora, a expectativa é que a seleção brasileira consiga voltar a brilhar no cenário internacional.

Com um histórico rico e uma equipe talentosa, a AmeriCup promete ser uma oportunidade imperdível para os fãs de basquete no Brasil. O compromisso e a execução em cada partida serão cruciais para que a seleção alcance seus objetivos e traga mais uma conquista para o país.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes