Brasil, 21 de julho de 2025
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A importância da inteligência artificial no estudo para o ENEM

A inteligência artificial (IA) tem se tornado uma aliada no aprendizado dos estudantes, mas o uso consciente é fundamental.

A tecnologia avança a passos largos e, dentro do ambiente escolar, as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) vêm ganhando cada vez mais espaço, especialmente entre os estudantes que se preparam para exames como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De aplicativos que ajudam na organização de cronogramas de estudo a recursos que facilitam a criação de mapas mentais, a IA se mostra uma ferramenta promissora para otimizar o aprendizado. No entanto, seus benefícios dependem de um uso consciente e informado por parte dos alunos.

IA como aliada no aprendizado

O professor Marcos Blaque, coordenador de vestibulares e olimpíadas do colégio Darwin, reconhece que a IA pode ser um excelente recurso para os estudantes. “O aluno que está se preparando para o ENEM pode utilizar diversos aplicativos para fazer resumos, selecionar exercícios de temas mais recorrentes nas provas e muito mais. Contudo, a qualidade do uso dessa tecnologia vai depender da forma como ela é utilizada”, afirma Blaque.

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos alunos estão o Chat GPT e o DeepSeek, que oferecem suporte em pesquisas e na elaboração de textos. No entanto, o professor ressalta que muitos alunos ainda não dominam adequadamente como utilizar esses recursos. “Falta um letramento digital que ensine os alunos a usar a IA de forma eficaz. Eles ainda não compreendem como tirar o máximo proveito das funcionalidades que esses aplicativos podem oferecer”, explica.

O papel do professor na utilização da tecnologia

Dentro da sala de aula, é essencial que os educadores estejam atualizados sobre as melhores ferramentas tecnológicas e suas aplicações. Segundo Blaque, é necessário que os professores conduzam os alunos a utilizarem a tecnologia para se prepararem para o ENEM de maneira eficaz. “Após ter um conhecimento claro sobre as ferramentas mais úteis, o passo seguinte é introduzi-las nas aulas de maneira que facilitem processos que os alunos já conhecem”, orienta o professor.

A mediação dos educadores é crucial para que o uso das Inteligências Artificiais seja eficiente e responsável. É preciso que eles ajudem os alunos a comprenderem como usar a tecnologia para melhorar seu desempenho acadêmico sem se tornarem dependentes dela.

Desafios e resistências na adoção de tecnologias na educação

Historicamente, a adoção de novas tecnologias nas escolas enfrenta resistência. “Essa resistência pode ser observada desde o uso do lápis para a tabuada até a introdução dos smartphones e, atualmente, as IAs. O ambiente escolar tem dificuldades em incorporar novas tecnologias de forma produtiva”, destaca Blaque.

Embora a pandemia tenha acelerado a adaptação das instituições ao uso de tecnologias digitais, o professor ressalta que essa mudança foi mais uma necessidade do que uma tendência deliberada. “É crucial que continuemos explorando as aplicações e os benefícios das tecnologias na educação. Ignorar essa questão é recusar a realidade atual”, conclui.

Cuidados com o uso da inteligência artificial

No entanto, o uso indiscriminado da Inteligência Artificial pode trazer riscos significativos para os estudantes. Blaque aponta que alguns estudos preliminares sugerem que, enquanto a aplicação da IA por professores pode ser benéfica para otimizar tarefas, os benefícios claros do uso por alunos ainda não são evidentes.

“Nem toda nova tecnologia tem um uso educacional simples, e muitas delas ainda requerem estudos mais aprofundados para avaliar sua eficácia”, finaliza Blaque. A mensagem é clara: embora a inteligência artificial possa ser uma aliada valiosa nos estudos, é fundamental que os alunos aprendam a usar essas ferramentas de forma crítica e consciente, priorizando sempre a construção de conhecimento autêntico e significativo.

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